domingo, 6 de novembro de 2022

Comitiva formada por gestores do Poder Judiciário visita obras de reconstrução do prédio do TJCE

As obras de reconstrução do Palácio da Justiça recebeu uma nova comitiva, nesta sexta-feira (04/11), formada por desembargadores, secretários e servidores. Convidados pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, a nova turma conheceu a revitalização do prédio, iniciada após sinistro que atingiu parte do edifício em setembro de 2021.

A presidente da Corte recebeu os visitantes ao lado do secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Pedro Ítalo Sampaio, e apresentou todos os pavimentos e futuras funcionalidades. “Essa é um momento ímpar para todos nós. Estamos trabalhando para entregar esse equipamento o mais rápido possível. O prédio estava necessitando de melhorias e esse incidente fez com que toda a estrutura passasse por uma revisão. Quero agradecer a todos que realizam essa obra”. 

A desembargadora destacou principalmente as mudanças estruturais. “A volta à arquitetura original mostra a imponência do nosso Palácio da Justiça. Ao mesmo tempo, tivemos a modernização de vários espaços”. 

O momento serviu para apresentar as novidades para parte das pessoas que fazem a atual Gestão do Poder Judiciário. O superintendente da Área Administrativa do TJCE, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, destacou a evolução das obras. “O andamento está excelente. A gente vê que já está na fase final. O projeto ficou muito bom, pois atende todas as necessidades e conseguiu aliar a tradição do TJCE com a modernização necessária”.

O superintendente da Área Judiciária do Tribunal de Justiça, Nilsiton Aragão também prestigiou a ocasião e comemorou poder voltar a sede do TJCE. “É um momento de matar saudade do nosso ambiente de trabalho, o qual estamos afastados já há tanto tempo, e também de muita satisfação de ver como, de uma crise, a gente sai com benefícios: um espaço muito qualificado, acessível, bem distribuído e organizado. É importante essa integração hoje, de vivermos isso juntos, sonharmos juntos e dimensionar o que está por vir”.

Também marcaram da presença os desembargadores Carlos Alberto Mendes Forte; Paulo Francisco Banhos Ponte, Maria das Graças Almeida de Quental e Carlos Augusto Gomes Correia; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo; o secretário Judiciário do 2º Grau, Daniel Costa Teles; o chefe da Assessoria de Comunicação do Judiciário, Ilo Santiago Júnior; o chefe da Assistência Militar, tenente-coronel Álvaro Júnior; o chefe de Cerimonial, Silvio Paiva, além de vários servidores.

RECONSTRUÇÃO

A nova sede do Palácio da Justiça contará com espaços de trabalho compartilhados (coworking), com estruturas seguindo normas e padrões de acessibilidade e segurança, além de sustentabilidade, com utilização de soluções com maior eficiência energética, cogeração de energia com placas solares e o reúso de água. Também possuirá sistema de renovação de ar, focando na saúde dos frequentadores e servidores do edifício.

PALÁCIO DA JUSTIÇA

Inaugurada em novembro de 1986, no Centro Administrativo do Cambeba, a sede do TJCE sofreu um incêndio no dia 6 de setembro de 2021 e teve parte das instalações comprometidas pelo fogo. Não houve vítimas e as chamas não chegaram a danificar processos judiciais, tendo em vista que mais de 90% do acervo já estavam digitalizados.