segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Caucaia é a segunda cidade cearense que mais investiu em melhorias para a população em 2021


A atual gestão municipal de Caucaia já demonstrou eficiência e equilíbrio fiscal nas contas públicas quando saiu da categoria “C” em relação ao índice da Capacidade de Pagamento (Capag), da Secretaria do Tesouro Nacional(STN), e avançou para a nota “B”, em 2022. Agora, Caucaia figura em ranking do anuário Multi Cidades - Finanças dos Municípios do Brasil, como a segunda cidade cearense que mais investiu em 2021, ficando atrás apenas da capital Fortaleza. No contexto regional, Caucaia ocupa o nono lugar quando comparado aos demais municípios nordestinos, com o investimento de mais de R$ 146 milhões.  

O documento, lançado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apresenta a relação dos gastos das cidades e revela a importância dos municípios nos investimentos locais, ou seja, valores gastos com obras e instalações, aquisição de bens, entre outros. As outras despesas, que não são consideradas investimentos, são todas aquelas que têm como objetivo a manutenção da máquina pública. Saúde, educação, infraestrutura e tecnologia foram as áreas que receberam maior investimento em Caucaia.   "Ao assumir a Prefeitura, o desafio era arrumar a casa, sem perder de vista tudo o que sonhamos conquistar. Dessa forma, fizemos uma ampla revisão fiscal, a fim de otimizar a máquina pública. Já no primeiro ano, investimos em tecnologia, com os tablets para os alunos do ensino fundamental, além do início das reformas de nossas escolas. O Bora de Graça, maior programa de mobilidade urbana do país, também é fruto de uma gestão fiscal eficaz. Seguiremos investindo para melhorar a vida e cuidar de todos os caucaienses", revela Vitor Valim, Prefeito de Caucaia.  

Para a Secretaria de Finanças (Sefin), um grande destaque no orçamento da gestão municipal de Caucaia vai para a área de obras públicas. Pavimentação, proteção e restauração costeira, com destaque para os Espigões do Icaraí, obras de engenharia elétrica, entre outras, são áreas que lideram o investimento em obras públicas no município. De acordo com o órgão, os investimentos de Caucaia podem ser superiores ao apontado no estudo, quando levado em consideração os recursos em manutenção e reforma de escolas, com um total de 160 unidades escolares já entregues pela atual gestão. Somente na infraestrutura, foram mais de R$ 131 milhões investidos, até Setembro de 2022.  


Saiba mais

No Nordeste, Caucaia, também, foi destaque entre os municípios com maior investimento. Em relação à Educação, Caucaia ficou na 12ª posição, à frente até mesmo de Aracajú, capital do Sergipe. No quesito Saúde, em 15ª, também no contexto regional, e em 20ª em relação aos investimentos em Assistência Social.