segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Aulas de música em escolas públicas de Aquiraz incentivam a arte e fortalecem a cidadania


A iniciativa integra o Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe, que leva vivências artísticas e pedagógicas para crianças e adolescentes do município

Dez escolas públicas de Aquiraz contam, hoje, em sua grade curricular com o projeto “Musicando com Crianças”, que oferta aulas presenciais de música dentro das instituições de ensino para 1.200 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Eles têm aulas de canto/coral, percussão corporal, flauta doce e pífanos, além de vivências com capoeira. 

O Programa Tapera das Artes de Cultura - Um Toque de Classe também oferece, no Centro Cultural da Tapera das Artes, vivências presenciais com instrumentos de cordas, sopros e percussão e acordeom/teclado para estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental II no segmento chamado de “Pré-Orquestra”. O programa ainda oferta ações profissionalizantes na “Academia do Som” destinadas, principalmente, para estudantes do ensino médio. Ao todo, 1.500 alunos são beneficiados.  

O programa ainda contempla um espetáculo de encerramento com mostra dos processos educativos desenvolvidos nas oficinas formativas durante o ano nas escolas públicas, através da parceria entre a Tapera das Artes e a Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria de Educação. “Mais do que despertar novos talentos, o objetivo é utilizar a música como ferramenta de cidadania, inclusão e empoderamento,” comenta Eloy da Costa Neto, secretário de Cultura de Aquiraz.

“Uma proposta pedagógica que estimula a viagem para dentro de si, em conexão com o universo do outro e do lugar em que se vive. Os instrumentos são apenas um dos meios para abrir perspectivas de novos caminhos na forma de humanizar as escolas e de trazer para o ensino formal o aprendizado lúdico diário, sobre um novo olhar, com os olhos do coração”, explica Ritelza Cabral, presidente do Conselho Gestor e fundadora da Instituição Tapera das Artes. 

A tecnologia social utilizada, com metodologia inovadora, traz uma proposição pedagógica com afeto e atenção para o encantamento dos sentidos na formação, crescimento e desenvolvimento do indivíduo, a partir de uma educação coletiva de música e formação cultural, que estimula o processo de aprendizagem e comunicação da criança em seu tempo. “A ação tem como tema norteador o regionalismo musical na cultura cearense. Trabalhamos o universo formativo das crianças por meio da música infantil, de cirandas, cantigas, ritmos e danças brasileiras”, explica o maestro Ênio Antunes, diretor do projeto. “Sempre com foco no crescimento e desenvolvimento humano”, complementa.

A Frezenius Kabi apresenta o Programa Tapera das Artes de Cultura - Um Toque de Classe com recursos viabilizados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que conta também com o patrocínio da ASEM-NPBI, Azul Linhas Aéreas, Terminal Portuário Cotegipe,  Usibras, Dakota Nordeste, Grupo Fan, Casas Freitas, Freitas Varejo, Grupo M. Dias Branco, Marquise, Ecofor, Grupo Roca,  Acal, Cerbras, Avine e apoio cultural da Enel, através da Lei Estadual de Incentivo para as ações visuais. 

A Fresenius Kabi é uma empresa de assistência médica especializada em medicamentos com tecnologias para infusão, transfusão e nutrição clínica, com Parque Fabril no município de Aquiraz-CE, sendo grande incentivadora das iniciativas sociais desenvolvidas no entorno de sua sede, notadamente com relação aos projetos educativos promovidos pela Tapera das Artes.