terça-feira, 1 de novembro de 2022

Assembleia Legislativa ilumina o plenário, em alusão à campanha Novembro Azul


A exemplo de outras ações de conscientização, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará deu início à campanha Novembro Azul, nesta terça-feira (1º), ao iluminar a fachada do Plenário 13 de Maio com a cor alusiva ao movimento. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção para o movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, destaca que a Casa mais uma vez se mobiliza para reforçar ações de prevenção. “Esta é uma campanha que envolve os núcleos do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), parlamentares e colaboradores, com realização de uma série de atividades. Esta é uma luta, em especial, contra o preconceito e a desinformação que ainda cercam o tema”, afirma o parlamentar.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2021, mais de 16 mil pessoas morreram em consequência desse tipo de tumor, com média de 44 mortes por dia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimação é de 65.840 novos casos da doença neste ano.

Com o alto índice de ocorrências em todo mundo, o movimento internacional do Novembro Azul  busca combater preconceitos e levar à população as informações cruciais sobre a realização dos exames preventivos.

A Alece esteve iluminada desde o início de outubro com a campanha Outubro Rosa, além de uma série de atividades para as servidoras lembrando da importância da prevenção ao Câncer de Mama. A Casa Legislativa também tem uma atuação fortalecida em torno da saúde mental, com atividades em alusão ao Setembro Amarelo.