segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A era Camilo é destino


A eleição de 2022 consolidou  a liderança política de Camilo Santana. Ao deixar o governo em abril, passando o cargo para Izolda Cela, ele tinha traçado, com Cid Gomes, um plano político. Ela iria para a reeleição, ele para o Senado e o vice seria escolhido em entendimento com outros partidos. O destino mudou tudo. Essa história todos conhecem. A mudança do plano, conheçam, agora. A cúpula do PDT estava reunida em uma casa à beira da lagoa do Uruaru, em Beberibe, residência de praia de um advogado e reduto de milionários. Lá, ficou decidido que Roberto Cláudio seria o candidato ao governo e não Izolda. Cid abandonou o lugar, revoltado, para ressurgir no final da campanha, pedindo votos para Camilo e defendendo Izolda Cela de ataques do PDT sobre compra de prefeitos.  

O senador Cid Gomes cometeu um único erro: não comunicou aos deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e apoiadores sobre a grave crise. O ex-governador Camilo Santana partiu para um projeto diferente. Uniu o PT, ao juntar todas as alas do partido em torno do nome  de Elmano. Fechou com Izolda, que foi preterida pelo PDT, trouxe o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, e conseguiu o apoio de outros 11 partidos. O senador eleito ainda tinha Lula, um Deus para o povão nordestino. Foi quando o chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, criou o slogan “Ceará três vezes mais forte, com Lula , Elmano e Camilo”. A frase funcionou. O PDT foi isolado. A campanha um massacre. Camilo e Elmano dormiam pouca horas, o projeto foi um sucesso político e popular. 

A surpresa maior veio no dia 27 de outubro. Elmano venceu no primeiro turno. Foi um duro golpe. O PDT não teve a oportunidade de entrar no projeto. Camilo foi eleito senador com o maior percentual de votos no Brasil. Também, escolhido líder político no Ceará. Assim, o PT o considera. Agora, o PDT deve sentar com Elmano e Camilo para entrar ou não no governo. O PT, que tem a presidência da República, o governador e a maioria dos prefeitos, deve dizer qual será o tamanho do PDT no governo. O líder Camilo, com seu estilo de não querer briga, vai encontrar a saída, sem irritar os petistas.