sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Sexto território do Comando para Prevenção e Apoio às Comunidades é instalado no Conjunto São Miguel, em Fortaleza

Policiamento de proximidade e que traz mais proteção para a população. É o que representa o sexto território do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) instalado no Conjunto São Miguel, no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza. O lançamento foi realizado pela governadora Izolda Cela na manhã desta sexta-feira (21). Também estiveram presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, a secretária Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Onélia Santana, e outras autoridades.

A base do São Miguel conta com cinco viaturas e 26 policiais, para atuação direcionada à prevenção focada, unindo proteção social e segurança pública. A base se une a outras cinco já em funcionamento na Capital (bairro Ancuri), Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Sobral.

A governadora Izolda Cela falou sobre o esforço contínuo para garantir mais segurança e policiamento próximo às comunidades. “No enfrentamento à violência temos em mente que é preciso uma ação sistêmica, incluindo inteligência e integração entre os órgãos. O Copac complementa ações da Polícia Militar, garantindo uma presença mais rápida e próxima junto à comunidade. A expansão dessa estratégia ocorrerá conforme a preparação de novos policiais, com base em planejamento. Nosso foco inicial é Fortaleza e os municípios mais populosos, que enfrentam situações mais desafiadoras”, pontuou.

Para ser implantado com 38 territórios iniciais no Ceará, o Comando, que integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), recebeu investimento inicial de R$ 3.323.528,61.

“O Copac fortalece a relação de confiança entre cidadão e o policial. Em outras bases já estamos observando isso acontecer. Essa estratégia também se soma à repressão qualificada que já é feita por outros Comandos como o CPRaio, que também passa por descentralização na Capital, com a segunda base que foi instalada nesta semana na Grande Messejana. Na Área Integrada de Segurança Pública 3 (AIS-3),onde está localizada a base [Copac] do Ancuri, já apresentamos redução nos índices. Segurança Pública é trabalho de equipe”, reforçou Sandro Caron, titular da SSPDS.

Os serviços do Copac se concentram em 500 metros no entorno da base, que funcionará 24 horas com atendimento de ocorrências de emergência na comunidade. Também é disponibilizada uma linha telefônica que permite a comunicação com a população, inclusive por aplicativo de mensagens.

Essa compreensão sobre as vulnerabilidades do território, segundo o coronel Márcio Oliveira, comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, é um importante diferencial. “O Copac já vem fazendo história nos territórios onde estão as bases. Isso só fortalece o Sistema da Segurança Pública”, disse.

O comandante-geral do Copac, Major Messias Mendes, apontou a necessidade de assegurar proteção e valorização da dignidade humana. “Temos aqui um policiamento que tem braço forte, mas também coração atencioso e cuidadoso para os problemas específicos da comunidade. Agregamos à consciência da sociedade que somente o Estado tem legitimidade para proteger as pessoas. isso só é possível quando garantimos cidadania e igualdade”.

Para isso, a formação dos policiais que ingressam no Comando inclui conteúdos sobre mediação de conflito, justiça restaurativa, comunicação não violenta, emprego de armas menos letais, escuta especializada, depoimento especial, dentre outros.

Essa atuação tem a parceria de órgãos como a SPS. A secretária Onélia Santana falou sobre essa contribuição junto às comunidades. “Para colaborar com esse olhar acolhedor dos policiais que atuarão aqui, disponibilizamos vários serviços, incluindo o Projeto Acolher. São duas forças que darão bons frutos à comunidade. Além disso, estamos construindo um Complexo Mais Infância Ceará no Curió, que reunirá serviços para todas as idades”.

Acolhimento

Os serviços do Projeto Acolher, da SPS, foram disponibilizados aos moradores do São Miguel, com funcionamento até às 16h desta sexta-feira. No local, esteve a unidade móvel de Políticas sobre Drogas, com equipe multiprofissional, abordagens de campo e encaminhamentos à rede pública socioassistencial; emissão de documentos como RG e CPF; ações de enfrentamento à violência contra as mulheres; além de serviços de atendimento psicossocial com a equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos.

Além disso, também foram ofertados corte de cabelo, atividades lúdicas para crianças no Espaço Viva Gente; atendimento em saúde com atualização do ciclo de vacinas, curativos, aferição de pressão arterial e glicemia; e cursos profissionalizantes, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social (Cois). A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participa da ação, com coleta de DNA, para localizar pessoas desaparecidas. Já a Defensoria Pública do Ceará presta orientações e encaminhamentos sobre garantia de direitos.

Edinete Ciriaco, 32, foi para a manhã de serviços acompanhada de toda a família. “Trouxe meus sobrinhos para cortar cabelo e fazer pintura. Eu solicitei emissão de RG e informações sobre cursos profissionalizantes. É uma ação muito bem-vinda”, celebrou.

Presentes

Também compareceram ao lançamento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Ronaldo Roque; o comandante-geral do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), coronel Kilderlan Nascimento; Lia Felismino, defensora Pública e relações instituições da Defensoria Pública do Ceará; e outros oficiais e autoridades.