segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Prefeitura de Fortaleza entrega Posto Célio Brasil Girão requalificado e com novos serviços


A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (31/10), a reforma do Posto de Saúde Célio Brasil Girão, localizado no bairro Cais do Porto. Dentre as intervenções de qualificação dos serviços, a unidade acolherá o primeiro Bebê Clínica Odontológica da Regional de Saúde II e ganhará um Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). Além disso, como informou o prefeito Sarto, a unidade também teve o número de consultórios médicos e odontológicos ampliado.

“É uma satisfação inaugurar esta unidade. Entregamos no prazo e ampliamos o número de consultórios médicos e odontológicos. Este é um posto muito importante para região, atendendo mais de 18 mil pessoas. Também temos uma novidade excepcional, que é a Bebê Clínica Odontológica, onde profissionais de saúde irão orientar pedagogicamente os pais sobre os cuidados da primeira e da segunda dentição”, comunicou Sarto.

“O serviço retorna para próximo da casa das pessoas aqui no Cais do Porto e em um padrão superior de qualidade e estrutura para acolher a população e os profissionais. Conseguimos mais quatro consultórios médicos com a ampliação da unidade e também instalamos o NDI, que é uma estrutura que atua nas unidades básicas estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela Leite.

O equipamento requalificado conta com quatro equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal, oferecendo consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativos, remédios na farmácia básica, prevenção ginecológica e acompanhamento dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A unidade assiste em torno de 18,5 mil pessoas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Na unidade também foram feitas nova instalação elétrica e revisão hidrossanitária, reforço estrutural, coberta de cerâmica substituindo as telhas e troca de todo o madeiramento e revestimento das paredes. Também foi realizado reparo no piso industrial, instalação de louças, torneiras, ar-condicionado e porta de chumbo na sala de raio X, calha pluvial, nova tubulação frigorífica e pintura geral.

"Estamos entregando essa unidade para a comunidade com o serviço odontológico totalmente revitalizado. Esta é uma comunidade que tem uma necessidade de atenção primária, como extração, limpezas e extração de flúor. Temos também a instalação da Bebê Clínica, que será nossa referência na Regional II”, comentou Janaína Rocha, gerente da Célula Especial de Saúde Bucal de Fortaleza.


O aposentado Raimundo Nonato dos Santos comemorou a entrega da requalificação do Posto de Saúde Célio Brasil Girão e relatou que a unidade foi entregue de acordo com as expectativas da comunidade. “Essa era uma unidade já importante, e a requalificação veio a somar mais ainda para a comunidade do grande Serviluz e do Cais do Porto. Como morador, estou lisonjeado e feliz, pois é um Posto de Saúde muito importante para nós”.

Bebê Clínica Odontológica

Além da nova infraestrutura, o Posto Célio Brasil contará com um Bebê Clínica Odontológica. O serviço tem por objetivo conscientizar os pais sobre a importância da saúde bucal infantil, além de oferecer um acompanhamento integral de odontologia na primeira infância. Com a inauguração, Fortaleza passará a contar com cinco salas, sendo esta a primeira da Regional II de Saúde.

Durante a consulta, além de verificar a dentição dos bebês, aplicar o flúor e realizar o tratamento restaurador necessário, a equipe também conversa com os pais sobre alimentação, hábitos de higiene bucal e amamentação, aconselhando e orientando sobre como evitar cáries e outros problemas dentais na primeira infância. Para ter acesso ao serviço, é necessário encaminhamento dos postos de saúde da Rede Municipal.

Lorena Lodo, articuladora de saúde bucal, informou detalhes do funcionamento da Bebê Clínica Odontológica. “A Bebê Clínica tem a função de trazer cuidados preventivos para a família, identificando lesões e cáries de maneira precoce. Teremos nessa unidade duas odontopediatras que irão acompanhar estes bebês de maneira próxima e pedagógica, cuidando das lesões existentes e prevenindo as futuras”.

Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI)

A unidade também foi contemplada com o Núcleo de Desenvolvimento Infantil, espaço de avaliação das evoluções neuropsicomotoras do público de zero a três anos, com o objetivo de prevenir atrasos e potencializar as atividades cognitivas, funcionais e posturais. O local possibilita que as crianças e seus familiares recebam acompanhamento e assistência de forma integral.

O encaminhamento acontece nos postos de saúde por meio da indicação dos profissionais durante as consultas. Inicialmente é feito uma avaliação inicial e, em seguida, são marcadas as sessões, que passam a acontecer uma vez por semana, com duração de meia hora. Com a inauguração do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Maria Irenilda da Silva, Fortaleza passa a contar com 19 NDIs.

Sobre a homenageada: nascida em 1975, Maria Irenilda da Silva foi servidora da saúde de Fortaleza e atuou como Agente Comunitária de Saúde do Posto Célio Brasil Girão, e, posteriormente, como auxiliar de saúde bucal, após concluir sua formação. Em 2018, foi diagnosticada com um câncer de pulmão, que levou ao seu falecimento no ano seguinte.

Serviço
Posto de Saúde Célio Brasil Girão
Endereço: Rua Professor Henrique Firmeza, 82 - Cais do Porto
Horário: de 7h às 19h