sábado, 1 de outubro de 2022

O Brasil tem dois líderes populares. O Ceará vai escolher entre Elmano, Wagner e Roberto seu governador. Camilo pode se consolidar como novo líder político do Estado


Chegou a hora. O Brasil vai às urnas. A eleição geral de 2022 tem algo histórico, além do próprio pleito. Pela primeira vez, um ex-presidente enfrenta um presidente que está no cargo. Revivendo os anos 50 e o começo da década de 60, temos de volta os líderes populares. Bolsonaro e Lula mobilizaram o Brasil. Outro fato inédito: um ex-presidente saiu da cadeia e pode ser eleito. 

A disputa eleitoral entre Lula e Bolsonaro está sendo comparada à rivalidade de um Fla-Flu, clássico do futebol brasileiro, ou a um jogo entre Corinthians e Palmeiras, em final de Paulistão. A verdade é que dois líderes populares estão disputando voto a voto uma campanha que vai entrar na história como a mais complexa e de maior campanha de rua. 

O tema corrupção terminou sendo o mais importante nos debates, tirando do eleitor a possibilidade de conhecer propostas para melhorar a vida do povo brasileiro. Por enquanto, a campanha já tem vencedores: os empresários que financiaram a construção da polarização entre Lula e Bolsonaro, direita e esquerda.

A eleição deste ano traz um componente: se Camilo eleger Elmano, conquistando ainda com a maior votação da história para o Senado, vai se tornar o líder político do Ceará.