domingo, 2 de outubro de 2022

Lula elege Camilo senador e novo líder político do Ceará e Elmano novo governador


O ex-presidente Lula e o senador eleito Camilo Santana são os grandes vencedores, ao lado de Elmano de Freitas, no Ceará. O ex-ministro Ciro Gomes é o grande derrotado. O PT o responsabiliza pelo rompimento que provocou a união de forças para derrotá-lo. 

Camilo montou uma articulação, com o apoio de Cid, Izolda, deputados estaduais e federais do PDT, e uniu e pacificou o PT, do Ceará, colocando Elmano como candidato ao governo. Roberto Cláudio, o candidato de Ciro  ficou isolado, com poucos apoios. 

O único estado brasileiro onde Lula fez duas visitas na campanha foi o Ceará. Lula visitou 16 estados em sua campanha. O líder do PT, que vai disputar o segundo turno com Bolsonaro, fez questão de impor derrota a Ciro, que durante 12 meses imputou a chefia de Lula como o patrão, chefe de quadrilha. 

Elmano de Freitas tem méritos no projeto. Seguiu o passo a passo do rito da campanha e crescia nas pesquisas, a cada dia. Era o único. Capitão Wagner congelou nas intenções de votos, atingindo seu teto, em 33%, e Roberto Cláudio foi perdendo votos para Elmano na reta final. O voto útil lhe retirou percentual importante, que garantiu a vitória de Elmano no primeiro turno. 

O momento é de festa para o PT, que terá a missão de manter a votação de Lula no Ceará, para o segundo turno. O bolsonarismo absorve a diferença. Bolsonaro cresceu no Ceará e atingiu quase 30% dos votos. 

O Estado tem um novo governador. Estão em festa os que apostaram em Camilo e Elmano. Camilo alertou: “A Izolda merecia a reeleição e unia a todos”. Fica a lição.