sábado, 29 de outubro de 2022

Governadora Izolda Cela inaugura unidade de AVC do Hospital Regional Norte, que vai beneficiar população de 55 municípios

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, conta agora com um setor especializado em cuidar de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade, entregue pela governadora Izolda Cela, conta com 10 leitos de AVC Agudo, 10 de AVC Subagudo e 3 leitos de enfermaria clínica cirúrgica, e já começou a funcionar nesta sexta-feira (28). Também participaram da inauguração a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Hilton Soares; profissionais de saúde do HRN e outras autoridades.

A governadora pontuou a importância de ofertar um serviço 24 horas por dia, sete dias por semana, e que atenderá a 55 municípios da região. “A implantação de uma unidade para tratamento de AVC é muito importante para cobrir uma demanda de Saúde para Sobral e região. Para garantir a cobertura necessária, sendo essa uma doença que é tempo-dependente. Ou seja, é necessário a pessoa ser socorrida no menor tempo possível para ter mais chance de salvar a vida e também de evitar sequelas”, explicou.

O serviço funciona com neurologistas de plantão e equipe treinada para o atendimento a esse perfil. Há ainda a disponibilidade de exames de imagem para identificar lesões, além de procedimentos com equipamentos e técnicas antes disponíveis apenas em Fortaleza. O HRN já conta com o serviço de neurocirurgia para 55 municípios da Região de Saúde. A nova estrutura possibilitará acompanhamento e monitorização mais rigorosas dos pacientes, com redução do tempo de internação e dos riscos de complicação clínica, além de reabilitação mais ágil.

“É um centro médico de extrema importância. Nosso HRN acaba sendo pioneiro com esse serviço de saúde tão essencial para a população, e que atenderá toda a região, com 55 municípios atendidos”, reforçou o titular da Saúde do Ceará, Carlos Hilton Soares.

Os pacientes chegarão à unidade via Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou pela emergência do HRN. A equipe multidisciplinar do serviço conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.

O coordenador médico da unidade de AVC, Dr. Espártaco Ribeiro, ressalta a importância de proporcionar essa especialidade no HRN. “Recebemos um centro de cuidados e aqui vamos tratar de forma adequada os pacientes em recuperação de AVC. Vamos fazer atendimentos que possam prevenir, reverter e recuperar ao máximo aos pacientes propensos ao AVC, uma das principais causas de morte no Brasil “, apontou.

Tratamento especializado

A Unidade de AVC do HRN conta com investimento mensal de aproximadamente de R$ 1,7 milhão. O serviço vai proporcionar a implementação de procedimento de trombólise endovenosa, tratamento mais eficaz para o AVC isquêmico quando realizado nas primeiras 4 horas. O AVC isquêmico corresponde a 85% de todos os casos de AVC.