quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Governadora Izolda Cela entrega Centro de Educação Infantil às crianças do distrito de Jordão, em Sobral


A governadora Izolda Cela esteve, na noite desta terça-feira (4), no distrito de Jordão, localizado no município de Sobral, onde realizou a entrega de mais um Centro de Educação Infantil (CEI). Com esse, já são 101 equipamentos desse segmento em funcionamento por meio do Programa Mais Infância Ceará.

O CEI Fransquinha Oliveira tem o objetivo de proporcionar mais aprendizagem e desenvolvimento às crianças de 0 a 5 anos.

“Cuidar bem da educação é fazer uma base que sustenta as transformações que todos nós desejamos para uma sociedade melhor”, destacou a governadora Izolda Cela. “É por isso que esta é a nossa dedicação permanente”, completou.  

Com capacidade para 208 crianças, o CEI oferece turmas do Infantil Bebê ao Infantil V. A secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, esteve presente na inauguração e destacou a importância do investimento na primeira infância. 

“O CEI está adaptado à idade das crianças, olhando para toda a construção do conhecimento. O que se constrói dentro do CEI, no chão da sala de aula, é mais importante ainda do que a estrutura. Então, imaginem o quanto de conhecimento que aqui será passado para as crianças”, discursou Eliana Estrela. 

Estrutura  

O novo equipamento dispõe de berçário, dormitório, fraldário, quatro salas de aula, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil.

“Isso aqui faz parte de um planejamento que tem um foco, que é garantir para a população do Ceará a possibilidade de termos um horizonte próximo possível de uma educação básica toda bem estruturada”, pontuou a Chefe do Executivo cearense. 

A construção do Centro faz parte de um convênio firmado entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral. O investimento total foi superior a R$ 1,8 milhão, com recursos estaduais e municipais. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Por meio dessa parceria, outros quatro Centros de Educação Infantil estão em construção em Sobral, nos bairros Dom Expedito e Pedrinhas, além dos distritos de Taperuaba e Aracatiaçu. Outro CEI já foi entregue no centro do município.

“Nós temos o cuidado de entregar aos mais humildes o que há de melhor. Nós entendemos que precisamos garantir o melhor, principalmente a quem mais precisa”, destacou Ivo Gomes, prefeito de Sobral, sobre a parceria. "Esse CEI que estamos entregando vai viabilizar que a escola próxima seja em tempo integral a partir do ano que vem”, explicou. 

CEIs no Ceará

Com o CEI de Jordão/Sobral, no Ceará já são 101 Centros entregues à população por meio do Programa Mais Infância Ceará, dentro das ações do pilar Tempo de Aprender. As unidades fazem parte das ações do regime de colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais.