sábado, 22 de outubro de 2022

FIEC recebe visita do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta sexta-feira (21/10), a visita da primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e líder do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Cristiane Leitão, além das participantes Luana Brasileiro, coordenadora do Comitê e Amanda Melo, Engenheira Ambiental e mestre em Energias renováveis.

A comissão foi recebida pelo Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda; Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim e o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.

Após a recepção, Muchale apresentou o portfólio de soluções do Observatório da Indústria e mostrou as aplicações de tecnologias em dados disponibilizados pelo equipamento, como a mensuração de mercados e a avaliação das demandas de determinada área. Além disso, foram apresentadas soluções desenvolvidas pelo órgão, que podem auxiliar na tomada de decisões e na implantação de políticas públicas de formas mais práticas em municípios.

"O Observatório é uma das frentes de trabalho que hoje o Sistema FIEC auxilia as prefeituras e municípios", disse. Segundo ele, a unidade "trabalha muito com essa a construção de estratégias, de desenvolvimento de longo prazo e na ajuda informacional, fazendo com que a prefeitura, o legislativo e mesmo a sociedade tenham as informações necessárias para tomada de decisão".

Em seguida, o Joaquim Rolim apresentou as potencialidades do Ceará com relação a energias renováveis, como a solar e a eólica, bem como o Hidrogênio Verde, cujo HUB no Estado está em construção a partir da assinatura de memorandos de entendimento com entre empresas e o Governo do Ceará. 
Seguindo as apresentações, a Coordenadora do Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), Alcileia Farias, apresentou os objetivos do Núcleo e O Programa de Certificação ESG-FIEC que tem como foco fornecer ao mercado uma avaliação e uma validação das práticas ESG das indústrias cearenses, além disso, objetiva guiar as indústrias cearenses rumo à sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais.

Em seguida, o Assessor da Diretoria Regional do SESI e SENAI, Wallace Fialho, apresentou as casas ressaltando as atividades desempenhadas pelas instituições, bem como produtos desenvolvidos e inovações destacadas com capacidade de contribuição aos empresários. A formação técnica de profissionais para atuação nas empresas também foi apontada como um dos pontos. 
Para finalizar, Paulo André Holanda complementou a apresentação do SESI e SENAI Ceará expondo os serviços e projetos realizados no campo do hidrogênio verde e energias renováveis, além de apresentar o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, Centro de Inovação (CIS) do SESI Ceará e o projeto Sou Capaz, parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

"Estou impactada com todo o trabalho que a FIEC está realizando aqui em prol das pessoas, da sociedade. Parabenizo a todos e agradeço pela receptividade de sempre”, disse Cristiane Leitão.

“Esse é um momento extremamente importante de aproximação da FIEC com o Poder Legislativo, que vai poder mostrar à população cearense o que está sendo feito nas instituições da FIEC, além de ouvir propostas vindas dele”, finalizou Paulo André Holanda.