quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Elmano começa montagem do governo, construindo maioria na Assembleia Legislativa, com articulação do presidente Evandro Leitão


O governador eleito, Elmano de Freitas, está mostrando sabedoria política, ao começar o período de montagem do seu governo, que nasce no dia 1º de janeiro de 2023. Ele almeja maioria folgada no poder legislativo. Para isso, contará com a articulação do presidente da Casa, Evandro Leitão, admirado por todos os parlamentares e amigo dos novatos, muitos deles aconselhados pessoalmente para a filiação partidária correta. 

Elmano quer construir uma base com 35 deputados, mas o teto pode ficar maior para as votações favoráveis ao governo. O futuro governador sabe que terá uma oposição barulhenta na tribuna da Assembleia e nas redes sociais. O futuro deputado Carmelo Neto (PL), que infernizou a gestão Sarto, será o líder dessa oposição. 

Segundo o governador eleito, seu propósito é, também, honrar um compromisso de campanha com o público feminino, colocando mulheres como titulares em metade do secretariado. Iniciado o processo de montagem da equipe, Elmano pode fazer uso da Assembleia, convocando deputados. No governo Camilo, apenas o deputado Zezinho Albuquerque foi chamado para o secretariado. 

A rica composição de suplentes da aliança que elegeu Elmano no primeiro turno pode ser atraente para prestigiar lideranças que, por mínima quantidade de votos, não chegaram a conquistar uma cadeira no parlamento. 

Elmano tem o PT no coração, assim como seus companheiros de partido. O governo terá uma forte identidade petista e estará muito fortalecido, se Lula confirmar a vitória, como apontam as pesquisas.