terça-feira, 25 de outubro de 2022

Dia da Saúde Bucal: atendimento odontológico de urgência cresce em 38% na UPA de Caucaia


Nesta terça-feira, 25 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data busca conscientizar sobre a importância da saúde bucal e prevenção de doenças. A UPA no Centro, em Caucaia, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS, atende casos odontológicos de urgência e emergência e nos últimos três meses teve um aumento de 38% em comparação ao trimestre anterior. 

A unidade funciona 24h por livre demanda de crianças e adultos. Entre julho e setembro foram 1.629 atendimentos, cerca de 38% a mais do que os meses de abril a junho que registraram 1.176 atendimentos. A maioria dos casos é de pacientes com queixa de dor dentária aguda. “São mais frequentes casos de pulpite (uma inflamação na polpa dentária que causa dor aguda). A pulpite normalmente é causada por cárie ou trauma que provoca dano ao nervo dentário, levando à inflamação ou necrose do dente. A abordagem inicial é realizada com procedimento de urgência endodôntica, medicação para cessar a dor, e ,caso seja necessária a realização de procedimento de maior complexidade, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas ”, explica Aline Melo, dentista que atua na UPA.

A dentista destaca ainda que ações básicas com a higiene bucal previnem doenças e podem evitar dores. “Escovar os dentes, pelo menos três vezes ao dia, usar creme dental com flúor, manter o uso habitual do fio dental, visitar o dentista regularmente, são ações simples de prevenção a saúde bucal”, disse Aline Melo. 

A Unidade de Pronto Atendimento recebe também pacientes que sofreram fraturas dentárias (ocasionadas por queda ou acidentes), abscessos e hemorragias. “Trabalhamos com equipe integrada e quando necessário o atendimento também é compartilhado com os médicos de plantão para que o paciente tenha uma melhor assistência”, conta a dentista. 

A equipe odontológica da UPA é composta por vinte dentistas e quatro auxiliares em saúde bucal para atendimento dia e noite. O perfil da unidade é para situações de urgência e emergência, outros tratamentos dentários como limpeza e restauração devem ser realizados através da Atenção Básica, nos Postos de Saúde do município.