domingo, 9 de outubro de 2022

Datafolha: 1 a cada 10 eleitores decidiu voto para presidente entre a véspera e o dia do primeiro turno


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (8), contratada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que um em cada dez eleitores decidiu seu voto para presidente no primeiro turno entre a véspera e o dia da eleição. 

Eleitores que tomaram a decisão na data da votação somam 7%, enquanto 3% decidiram na véspera. A grande maioria, 81%, definiu o voto para presidente um mês antes das eleições. Os demais decidiram 15 dias antes (6%) ou uma semana antes (4%). 

O maior percentual de pessoas que deixaram a decisão para a última hora está entre aqueles que declararam voto em Simone Tebet (MDB): 25%. Já entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT), 18% definiram entre a véspera e o dia da eleição. Esse índice cai para 7% e 8% entre aqueles que dizem ter votado em Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respectivamente. 

No recorte por renda, entre aqueles que possuem renda familiar de até dois salários-mínimos, 13% decidiram o voto entre a véspera e o dia do primeiro turno. Entre eleitores com renda familiar de dois a cinco salários foram 7% – índice que vai a 6% e a 4% nas faixas de cinco a dez salários e na superior a dez salários, respectivamente. 

Momento da decisão para outros cargos

Em relação ao voto para governador, 63% escolheram seus candidatos um mês antes de ir às urnas. Os que deixaram a decisão para a véspera e o dia da eleição somam 17%, sendo que 5% decidiram no sábado e 12%, no domingo. 

O maior percentual de decisão na última hora se dá nas escolhas para o Legislativo: 25% decidiram seus candidatos a senador e a deputado federal na véspera ou no dia do pleito – 17% decidiram o voto para o Senado Federalno próprio domingo do primeiro turno, índice que vai a 18% no caso da definição para a Câmara dos Deputados

No caso da escolha para deputado estadual, 26% definiram o voto na véspera ou na data da eleição. 

Aqueles que escolheram seus candidatos a senador um mês antes do pleito somam 50%, mesmo índice para deputado federal. 49% tomaram a decisão do voto para deputado estadual com 30 dias de antecedência. 

O Datafolha realizou 2.884 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 5 e 7 de outubro, em 179 municípios, em todas as regiões do país. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.