quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Camilo e Elmano já controlam a maioria do PDT e pediram a Cid para acalmar e atrair rebeldes


Desconfortável, Cid Gomes sentiu o PDT inferiorizado no comitê de Lula e sabe que Camilo controla parte do seu partido e quer trazer os rebeldes, para garantir a governabilidade da gestão Elmano de Freitas. O senador sabe o que é isso, porque não conseguiu controlar todo o PT, em 16 anos. 

Cid Gomes está com uma missão que lhe foi solicitada pelo senador eleito Camilo Santana: atrair todo o PDT para a campanha de Lula. O partido, que apoiou a eleição de Elmano e Camilo, já se encontra envolvido. Cabe a Cid atrair o PDT que votou em Ciro e Roberto Cláudio. “O amigo Camilo me pediu para mobilizar prefeitos e prefeitas. Me pediu para conversar com algumas pessoas. Me reuni com eles, estão quase todos aqui. Conversei com os deputados federais e estaduais e não sossegarei enquanto não colocar todos no apoio ao Lula”, pontuou Cid. 

Era visível a falta de ambiente do senador no palanque de ontem, apesar de bem recebido, ser chamado de grande líder por Camilo, aplaudido e de ter feito referência à uma pequena vaia. Cid passou a impressão de ser visita e não da casa. No seu discurso coloquial, disse de forma didática três motivos para estar no encontro. Primeiro, o desgoverno ou governo biruta de Bolsonaro. Segundo, o interesse do Estado do Ceará, que elegeu Elmano e, por isso, a importância de eleger Lula. Terceiro, porque recebeu pedido de Camilo para convencer amigos do PDT a entrar na mobilização para eleger Lula. Cid deu sinais de que terá muito trabalho nas próximas horas. 

Nos 16 anos em que o PDT deu as cartas, mesmo com o PT no governo por oito anos, Cid não conseguiu o controle de todos petistas. Uma ala sempre se rebelou. Justamente a que está no poder, através de Elmano de Freitas.  O tempo vai mostrar como PT e PDT irão conviver.