sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Vitor Valim reinaugura Posto de Saúde Paulo Pontes reformado e com atendimento ampliado


“Uma boa estrutura física é muito importante, mas o fundamental é, de forma concreta, atender ainda melhor as pessoas e aumentar o número de serviços porque a verdadeira autoridade é o povo”, foram com essas palavras que Vitor Valim, prefeito de Caucaia, inaugurou o novo posto de Saúde Francisco Paulo Pontes, na Jurema, na manhã desta quarta-feira (02).

A Unidade Básica de Saúde, que foi completamente reformada e revitalizada, ampliou o horário de atendimento, passou a atender de 8h à 20h, ganhou novo sistema elétrico e hidráulico, pintura e intervenções na totalidade; sala de residência médica e multiprofissional; novos consultórios odontológicos, médico e de enfermagem; sala de vacinação e de procedimento e uma nova Central de Esterilização de Materiais (CME).

A Unidade de Saúde conta com recepção, coordenação, farmácia, e salas para curativo, coletas de exames laboratoriais e coleta de material para prevenção ginecológica.

O espaço, que acolhe a população de uma área de aproximadamente 20 mil habitantes, registra uma média de 2 mil pessoas atendidas mensalmente. Além da melhoria na infraestrutura, o Paulo Pontes passou a contar com 04 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possui profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde (ACS). O Posto disponibiliza, também, atendimento diário da Equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), com os seguintes profissionais: Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.

A dona de casa e moradora de Caucaia há mais de 40 anos, Rosilene Morais, ressalta o atendimento da nova unidade. “Eu estou achando excelente esse posto. Eu vim hoje para marcar uma consulta. Achei que fosse demorar, mas não. Eu já me consultei e a médica já pediu o retorno para ver os exames em um mês. Tudo o que eu queria, eu resolvi”, afirma.