sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Real Time Big Data: Capitão Wagner e Elmano estão empatados no Ceará


Pesquisa Real Time Big Data realizada no Ceará e divulgada nesta sexta-feira (23/9) mostra os candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e Elmano de Freitas (PT) na liderança da disputa. Os dois estão numericamente empatados, com 31%.

Em terceiro lugar está o candidato Roberto Cláudio (PDT), que aparece com 20% das intenções de voto. Os dados fazem parte do cenário estimulado, em que os candidatos são apresentados aos entrevistados.

Em seguida, com 1% das menções, aparecem Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU). Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%, e os que não sabem ou preferiram não respondem são 12% dos entrevistados.

Segundo turno

Em um eventual cenário de segundo turno entre os dois primeiros colocados, o candidato petista aparece com 45%, enquanto Wagner soma 42%. Já em uma segunda votação entre Wagner e Roberto Cláudio, o postulante do União sai em vantagem: 44% a 37%.

Um terceiro cenário entre Elmano de Freitas e Roberto Cláudio aponta o primeiro com 42% e o segundo com 38%.

Senador

Para a única vaga disponível neste ano no Senado Federal, o ex-governador Camilo Santana (PT) tem ampla vantagem. O petista soma 61% das intenções de voto. Atrás dele, vem Kamila Cardoso (Avante), com 13% e Erika Amorim (PSD), com 3%. Nulos e brancos são 11% e 12% não souberam responder.

A pesquisa Real Time Big Data no Ceará foi feita com 1 mil eleitores, entre os dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-09929/2022.