sábado, 24 de setembro de 2022

Prefeitura de Fortaleza e FIEC entregam certificados a mais de 1 mil estudantes formados no Programa Fortaleza + Futur

A Prefeitura de Fortaleza e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizaram, na manhã desta sexta-feira (23/09), a entrega de 1.034 certificados a estudantes concludentes dos cursos profissionalizantes e gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI Ceará).

A cerimônia de entrega ocorreu no Teatro Municipal São José e contou com a presença do Prefeito de Fortaleza, José Sarto; o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira; o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, representando o Presidente Ricardo Cavalcante; e a Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente. 

O Programa Fortaleza + Futuro dispõe de 223 turmas com aulas presenciais que ocorrem nas três unidades do SENAI em Fortaleza (Jacarecanga, Parangaba e Barra do Ceará). Além disso, o projeto também promove a formação por meio do Ensino a Distância (EaD). As qualificações profissionais são feitas em 11 eixos: meio ambiente; gastronomia e produção de alimentos; produção cultural, design e vestuário; informação e comunicação - tecnologia da informação; infraestrutura e construção civil; energia renovável; refrigeração; manutenção em geral e gestão.

"Agradeço ao nosso setor produtivo porque é ele que garimpa as necessidades que o mercado tem e oferece para que a gente possa, através da secretaria, viabilizar essas formações", disse o Prefeito.

Segundo o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, a formação amplia o horizonte da vida dos estudantes, já que o estudo é capaz de libertar as pessoas. "Parabenizo os alunos por terem feito um curso de excelência em uma instituição como o SENAI. Espero que eles consigam se qualificar mais ainda e, através dessa qualificação, consigam os empregos que buscam ou, quem sabe, se tornem empresários", avaliou.

Sônia Parente agradeceu a parceria com a Prefeitura e parabenizou todo o trabalho realizado no programa. "A educação é a base de tudo, então é preciso aproveitar essa oportunidade, agarrar com todas as forças essa possibilidade de aprender, de se qualificar. Para nós, do SENAI, é uma honra poder colaborar com o município e com o crescimento da cidade", disse.

Sobre o Programa

Os 41 cursos realizados pelo SENAI Ceará são oferecidos para a população de Fortaleza, acima de 16 anos e vão possibilitar a formação da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O Programa Fortaleza + Futuro começou no dia 28 de março deste ano e já formou vários estudantes. Quem estiver interessado, mas ainda não se matriculou ainda pode garantir uma vaga em qualquer um dos 41 cursos profissionalizantes. Para isso, eles precisam se inscrever no site: Fortaleza + Futuro da Prefeitura de Fortaleza.