terça-feira, 20 de setembro de 2022

Prefeito Sarto vistoria obra de recapeamento asfáltico na Torres Câmara


O prefeito José Sarto vistoriou, nesta segunda-feira (19/09), o início das obras de recapeamento asfáltico na Rua Torres Câmara, que conecta o Centro ao bairro Aldeota. Como informou Sarto, a via é uma das mais de 30 ruas e avenidas que estão incluídas no pacote de recapeamento lançado no mês passado pelo executivo municipal.

“A Torres Câmara é uma das principais artérias de Fortaleza, recebendo um elevado número de veículos. Ela, ao lado de cerca de outras 30 vias, faz parte de um pacote de 50 km de ruas e avenidas que serão reconstruídas asfálticamente. No trabalho, ocorre a retirada do asfalto antigo, o aplainamento da via e colocamos a nova cobertura. Já fizemos isso na Av. Rui Barbosa e estamos finalizando na rua Nereu Ramos”, frisou o prefeito.

A pavimentação da Rua Torres Câmara faz parte de uma intervenção maior que ocorre desde a Rua Pinto Madeira, no Centro, e seguirá até o cruzamento das ruas Eduardo Garcia com Tomás Rodrigues, na Aldeota. Ao todo, serão recuperados quase 4 quilômetros de vias que ligam a parte central da cidade e cortam diversas ruas e avenidas entre as mais movimentadas da cidade. O corredor recebe diariamente mais de 20 linhas de ônibus e ainda conta com uma estação do Bicicletar, na Torres Câmara.

A intervenção total já realizou a fresagem das ruas Pinto Madeira, Torres Câmara e Eduardo Garcia, além de terem concluído a pavimentação da Rua Pinto Madeira. O objetivo agora é realizar a pavimentação asfáltica da Torres Câmara e Eduardo Garcia.

A etapa seguinte para a conclusão e entrega da intervenção é a realização do nivelamento dos PVs e pintura da sinalização horizontal, com demarcações das faixas de pedestres, orientação para os motoristas, ciclistas e pedestres, trabalho este coordenado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Coordenado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), o serviço de pavimentação asfáltica tem início após a via ter passado pelo processo de fresagem, ou seja, a raspagem da camada de asfalto antigo e a preparação para receber o novo asfalto.

“As obras ocorrem levando em consideração o fluxo de pessoas que utilizam as vias. A prioridade são as vias que recebem tráfego de transporte público, na sequência são as vias de conexão de maior fluxo da cidade. Este projeto é natural dentro da cidade, que não para, e que agora recebe um volume maior de obras”, ressaltou Rennys Frota, secretário da regional II de Fortaleza.

Balanço

O pacote de recapeamento de Fortaleza tem investimento em torno de R$ 50 milhões, que incluem os serviços de fresagem, pavimentação e sinalização, com a entrega de mais de 50 quilômetros de extensão de trechos recuperados. Além da Seger, a iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

A primeira etapa de recuperação das vias é a de fresagem, que consiste na retirada de parte da camada asfáltica. Dependendo do estado de conservação do trecho, algumas intervenções iniciam a partir da segunda etapa, ou seja, quando a via já recebe a pavimentação asfáltica nova. Por fim, é feita a sinalização do trecho. A expectativa é que o pacote alcance mais de 30 das importantes vias que cortam a cidade.

A Avenida Rui Barbosa, na Aldeota, foi a primeira via entregue. A intervenção partiu da Avenida Antônio Sales e seguiu até a Avenida Pontes Vieira. No total, a via recebeu 1.200 metros de novo asfalto e nova sinalização. A próxima via a ser entregue será a Rua Nereu Ramos, na Parangaba. Lá o serviço está com mais de 90% da sinalização concluída e 100% da pavimentação feita. Serão 1.580 metros, entre as avenidas Godofredo Maciel e Osório de Paiva.

Outras vias

As equipes de trabalhos também já iniciaram as intervenções na Rua Almirante Rufino, Rua Paulo Faustino, Rua Coletora Leste, Rua Dr. Pontes Neto, Rua Tenente Lauro, Rua Altaneira, Avenida Viena Weyne, Rua Valverde, Rua Barão do Rio Branco, Rua Marcelo Santa Fé, Rua Radialista José Lima Verde, Avenida Bernardo Manuel e Avenida Luciano Carneiro.

Nesta semana, a previsão é iniciar também na Travessa João Areas, Rua Dom Pedro II e Rua José Ricardo Ramos, todos os endereços localizados na Vila Peri. Novas vias deverão ser adicionadas na programação nos próximos dias.