terça-feira, 20 de setembro de 2022

Pesquisas eleitorais a serem divulgadas criam semana tensa


A semana está começando sob tensão. O Invox, um instituto cearense, divulgou pesquisa colocando Wagner, Roberto Cláudio e Elmano em empate técnico. O TSE recebeu registros de quatro institutos, que vão pesquisar, ao longo da semana, as intenções de votos do eleitor cearense para governador e presidente da República. Os resultados serão conhecidos no final de semana, a uma da eleição. 

Geralmente, as pesquisas estão ligadas à motivação do voto útil. Liderar simboliza sucesso eleitoral. Na visão de especialistas, o eleitor opta pelo voto útil, não quer votar em candidato com perspectiva de derrota. A pesquisa é uma dor cabeça para os candidatos, porque influencia o eleitor. Muitos não entendem que a introdução do segundo turno foi justamente para evitar o voto útil no dia da urna. No primeiro turno, o eleitor tem obrigação de votar em quem considera o melhor candidato. 

Tradicionalmente, os institutos de pesquisas têm errado mais que acertado. Os erros das pesquisas desmoralizam o instrumento que afere a opinião pública. De tanto errar, o Ibope fechou as portas. Mas, as pesquisas trazem informações importantes. Só não podem ser usadas como cabo eleitoral. 

Na atual conjuntura, o eleitor escolhe em quem votar com liberdade. As opções de candidatos são de diversos partidos. Prefeitos perderam muito a influência sobre o voto do eleitorado. É uma tendência. A internet mudou muito a forma de pensar do eleitor e sua intenção de voto.