sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Pesquisa Ipec Ceará: Capitão Wagner tem 35%; Elmano, 22%; Roberto Cláudio, 21%

segunda rodada da pesquisa Ipec para a disputa do Governo do Ceará indica a liderança de Capitão Wagner (União Brasil) e um empate técnico entre Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT), com o petista numericamente à frente.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (9), apontam Wagner com 35% das intenções de votos. Elmano aparece em seguida, com 22%. Roberto Cláudio é apontado por 21% dos entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

primeira pesquisa Ipec para o Governo do Estado foi divulgada no último dia 1º de setembro. Nela, Capitão Wagner e Roberto Cláudio estavam tecnicamente empatados. Wagner estava numericamente à frente, com 32% das intenções de votos, Roberto Cláudio tinha 28% e Elmano de Freitas (PT) era apontado por 19% dos entrevistados. 

Em relação ao primeiro levantamento, Capitão Wagner oscilou positivamente 3 pontos percentuais, no limite da margem de erro. Já Roberto Cláudio caiu 7 pontos percentuais. Elmano oscilou positivamente 3 pontos percentuais, dentro da margem de erro.

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 pessoas entre o dia 6 de setembro e a última quinta-feira (8). A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.

O candidato Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB) têm 1% das intenções de votos cada. Serley Leal (UP) não pontuou. Brancos e nulos representam 9% dos entrevistados. Outros 12% disseram não saber ou não responderam à pesquisa. O nível de confiabilidade é de 95%. 

Na primeira rodada da pesquisa Ipec, divulgada em 1º de setembro, Zé Batista tinha 1% das intenções de votos. Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não pontuaram. Brancos e nulos representavam 10% dos entrevistados. Outros 10% diziam não saber ou preferiram não responder à pesquisa.  

O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-06797/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-08984/2022. O nível de confiança estimado é de 95%. Ao todo, foram ouvidos 1.200 eleitores, de forma presencial, de 56 municípios cearenses. 

REJEIÇÃO 

Os entrevistados também responderam sobre quais candidatos “não votariam de jeito nenhum”. Nesse quesito, o candidato Capitão Wagner (União) aparece com 29% de rejeição. Em seguida, vem Elmano de Freitas (PT) e Zé Batista (PSTU), ambos com 17%. 

Com 16% de rejeição, aparece Roberto Cláudio (PDT). Em seguida, Chico Malta (PCB), com 15%, e Serley Leal (UP), com 8%. Há ainda 4% que disseram poder votar em todos. Não souberam ou preferiram não opinar correspondem a 21% dos entrevistados. 

Na primeira rodada da pesquisa, Capitão Wagner tinha 29% de rejeição. Em seguida, apareciam Roberto Cláudio e Zé Batista, ambos com 18%. Com 16% de rejeição, vinham, em seguida, Elmano de Freitas e Chico Malta. Dos entrevistados, 11% diziam que não votariam em Serley Leal "de jeito nenhum". Havia ainda 7% que diziam poder votar em todos. Outros 23% não souberam ou preferiram não opinar. 

Os participantes da pesquisa podem citar mais de um candidato, portanto os resultados somam mais de 100%. 

ESPONTÂNEA 

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, Capitão Wagner está tecnicamente empatado com Elmano de Freitas, apresentando 22%, enquanto o petista acumula 17% das intenções de votos.

Roberto Cláudio, com 13%, está tecnicamente empatado com Elmano. Chico Malta e Zé Batista não pontuaram. Serley Leal não foi citado pelos eleitores. 

Outros nomes foram citados por 3% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 8%. De todos os eleitores ouvidos pela pesquisa, 37% disseram não saber ou preferiram não opinar. 

Na primeira rodada do levantamento, Capitão Wagner pontuava com 15%, Elmano de Freitas e Roberto Cláudio tinham 11%. Chico Malta (PCB), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU) não foram citados pelos eleitores. Outros nomes foram citados por 8% dos entrevistados. Brancos e nulos somavam 6%. De todos os eleitores ouvidos pela pesquisa, 50% diziam não saber ou preferiram não opinar.