quarta-feira, 14 de setembro de 2022

“O programa me deu perspectiva, posso pensar no meu futuro”, celebra Maria Aldenisa, beneficiária 2.000 do Nossas Guerreiras


“O programa me deu perspectiva, posso pensar no meu futuro. Agora, trabalho para mim e também pude trazer benefícios para minhas amigas”, foi o que comemorou a costureira Maria Aldenisa, a 2.000ª beneficiária do programa Nossas Guerreiras, que fornece capacitação e microcrédito orientado de R$ 3 mil para mulheres chefes de família.

Moradora do bairro Jardim Guanabara, Maria Aldenisa tem 51 anos e é mãe de três filhos. A beneficiária conheceu o programa por conta de uma amiga e viu nele a oportunidade para empreender e melhorar sua qualidade de vida. Com o dinheiro, Aldenisa investiu em uma máquina de costura profissional e em insumos para o ateliê de costura da sua casa. Agora trabalham com ela outras quatro costureiras e uma assistente.

Como comentou o prefeito José Sarto, que visitou o ateliê da dona Aldenisa nesta terça-feira (13/09), uma das virtudes do programa Nossas Guerreiras é fazer a economia de Fortaleza circular por meio do investimento em empreendedorismo e na capacitação de mulheres.

“A Aldenisa é a beneficiária de número 2.000, mas já temos quase três mil mulheres que receberam o crédito e já estão empreendendo. É um ciclo virtuoso, em que nós emprestamos o dinheiro, capacitamos e acompanhamos as mulheres. Depois disso, esse recurso retorna para a cidade e, quando volta à Prefeitura, fomenta novas capacitações”, informou o prefeito.

De acordo com Rodrigo Nogueira, titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), “a dona Aldenisa é um case de sucesso. Além dela, foram impactadas outras mulheres que utilizam o espaço de costura e a sua filha, Priscila, que também é uma das Nossas Guerreiras. A Aldenisa é um exemplo que encoraja outras mulheres a fazerem o mesmo caminho”.

Priscila Holanda realizou a capacitação junto com sua mãe. Ela vende seus produtos em feiras e em casa, onde funciona a sua lojinha. “Eu fiz o curso para ajudar a minha mãe, mas ao ver o conteúdo me interessei. Depois do investimento que recebemos, nós conseguimos pensar a longo prazo, sem precisar ficar presas apenas a uma renda mensal”, comemorou.

Priscila também celebrou a realização de políticas públicas para as mulheres de Fortaleza. “Além da economia e do empreendedorismo, uma política voltada para mulheres é fundamental. Não é o nosso caso, mas muitas mulheres vivem em situação de submissão e, conseguindo o crédito oferecido pela Prefeitura, elas podem seguir adiante e conquistar a independência social e financeira”.

O Nossas Guerreiras já capacitou 17.100 mulheres, que participaram do curso de elaboração de propostas de negócios, e já forneceu crédito para quase três mil mulheres. O programa tem por objetivo beneficiar 17 mil mulheres até 2024, sendo ofertado para mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, prioritariamente chefes de família e que desejem empreender.

Para participar do programa Nossas Guerreiras é preciso ser hipossuficiente em renda e não ter sido beneficiada com recursos em edições de programas ou projetos similares da Prefeitura. Além disso, o empreendimento deve estar localizado em Fortaleza, preferencialmente, em bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-b). O cadastro deve ser feito pelo portal Fortaleza Capacita.