sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Nordestino garante liderança de Lula nas pesquisas


O Nordeste brasileiro é de esquerda? O pobre adora o Lula? Afinal, qual o elo entre o PT e o Nordeste? Bolsonaro fez a transposição e aumentou o Auxílio Brasil para R$ 600. Por que não consegue mais votos entre nordestinos? 

Muitas perguntas e uma só resposta. No Nordeste, até agora, Lula é o dono da maioria dos votos. Não caberia justificar a preferência por ele porque o nordestino seria de esquerda. A primeira lembrança que o eleitor tem são os programa assistenciais. Lula construiu programas alimentares, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, distribuiu leite, gás, deu acesso à faculdade e iniciou a transposição de água do rio São Francisco. A memória do eleitor remete para Lula toda política assistencial. Ele é forte no sertão e na periferia das grandes cidades, junto ao eleitor de baixa renda. 

Bolsonaro entregou a transposição, triplicou o valor do Auxílio Brasil, ex-bolsa família. Segue construindo casas populares e manteve todos projetos sociais. O presidente paga o preço por declarações duras contra os nordestinos, feitas antes mesmo de chegar à Presidência. Não se pode negar que Bolsonaro saiu de um patamar ínfimo de votos em 2018 para grande melhora em 2022, segundo pesquisas. Lula teria no Ceará 53% e Bolsonaro 19%. Nos outros estados, a média é a mesma.