quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Maior vitória de Lula sobre Bolsonaro é no Nordeste. Por que o nordestino e os brasileiros gostam tanto do ex-presidente?


O Instituto IPEC, que substituiu o Ibope e mantém os mesmos dirigentes, é o mais importante do País. A novidade na eleição de 2022 foi o surgimento de 25 novos institutos aferidores do movimento eleitoral. O IPEC informa que Lula tem 48% das intenções de votos e Bolsonaro 31%. Isso a cinco dias da eleição, pegando a data em que a pesquisa foi divulgada. Lula, segundo o IPEC, vence Bolsonaro em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2%. Ou seja, Lula pode ter 50% ou 46% e Bolsonaro 29% ou 33% dos votos. A diferença a favor do petista é de 17%, muito grande. Todos os demais institutos mostram Lula na dianteira. As diferenças variam de 4% a 17%. 

Segundo o IPEC, o Nordeste brasileiro oferta a maior vitória a Lula em relação às demais regiões do País. Ele tem 53% dos votos e Bolsonaro 22%. Em números, Lula possui 12 milhões de votos a mais que Bolsonaro. O Nordeste tem 37 milhões de eleitores. A região nordestina 57 milhões de habitantes, em seus nove estados. Os dados sinalizam, claramente, que Lula manterá a hegemonia na região. O PT caminha para eleger três governadores e outros quatro em aliança. A perspectiva de derrota existe em dois estados da região, mas Lula sairá vitorioso em todos. 

Porque o eleitor nordestino é apaixonado por Lula? Por conta da simplicidade ao dialogar com o povo. Vejam só: Lula disse que vai botar uma varandinha nos prédios do Minha Casa Minha Vida, para o casal soltar “gases”, sem incomodar o outro.  Também, disse que a bandeira do Brasil é de todos, a de partidos não. O petista afirmou que Bolsonaro não gosta de gente e só de “policial”. Para arrematar, Lula foi direto: “No meu governo, pobre vai ter carro, moto, andar de avião e comer filé”. Assim, conquistou não só o Nordeste, mas todo o Brasil. Bolsonaro não consegue buscar vocabulário, as frases certas e não tem o estilo povão que o nordestino gosta, apesar de ser popular. Entregar o microfone para o Lula em praça pública ou ambiente fechado é o mesmo que entregar seu voto, tamanho o poder de convencimento.