quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Lula não consegue apoio de Ciro e faz investida para conquistar seus eleitores


O ex-presidente Lula tem feito esforços para minar as pretensões de Ciro Gomes em chegar ao segundo turno da eleição presidencial. Na pré-campanha, manobrou para Ciro não conquistar partidos para alianças. O golpe mais duro foi desmontar a aliança entre PSD e PDT que estava acertada. Outra manobra forte para inviabilizar Ciro Gomes foi lançar candidato ao governo no Ceará. 

Lula sabia, através de pesquisas, que Ciro Gomes seria uma dor de cabeça para sua campanha e tentativa de chegar ao Palácio do Planalto. Com 9% dos votos,  podendo chegar a 13%, Ciro evita a vitória de Lula ou Bolsonaro no primeiro turno, provocando um segundo turno. Simone Tebet, que tem 4%, também ajuda a garantir um segundo turno. 

O PT plantou nas redes sociais que Ciro Gomes pretende apoiar Bolsonaro no segundo turno. A fake news logo se espalhou. Ciro não comentou. Ainda acredita que pode crescer e chegar ao segundo turno. Ciro sabe que 32% dos brasileiros não sabem em quem votar e nem pretendem sair de casa no dia da eleição. 

Ciro e Lula se cumprimentaram, após o único debate, realizado pela TV Bandeirantes. O pedetista disse que o ex-presidente é um “encantador de serpentes”. Parecia estar nascendo uma manobra para a reaproximação. Os golpes duros das últimas horas e os episódios da pré-campanha parecem ter construído uma grande barreira. “Serei o culpado”, disse o senador Cid Gomes, comentando sua missão no segundo turno. Algo difícil.