sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Governadora Izolda Cela entrega, em Croatá, 100º Centro de Educação Infantil e um Centro de Referência de Assistência Social


A governadora Izolda Cela esteve, na tarde desta quinta-feira (29), no município de Croatá, Região da Serra da Ibiapaba, para realizar a entrega do 100º Centro de Educação Infantil (CEI). Na ocasião, a população croataense também recebeu um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Localizado no distrito de Betânia, o Centro de Educação Infantil (CEI) Mundo da Criança é o 100º entregue por meio do Programa Mais Infância Ceará, o primeiro no município em parceria com a atual gestão. O equipamento público, que agora será de gestão municipal, tem o objetivo ofertar mais aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 5 anos.  

"Estar no Governo exige, a todo momento, fazer escolhas. Tem um sentido forte em este ser o 100ª Centro de Educação Infantil entregue ao longo desta gestão, é uma marca vigorosa. Um dos programas estruturantes deste governo foi, exatamente, voltado para as crianças mais novinhas, porque precisamos cuidar bem delas. É a nossa chance de ter menos prejuízo lá na frente, menos problemas para correr atrás. Essa é a nossa chance se formos competentes em cuidar delas", declarou a governadora Izolda Cela. Durante a fala, a chefe do executivo cearense destacou que existem mais 74 CEIs em licitação e cerca de 38 equipamentos com previsão de entrega ainda para este ano.  

Com capacidade para atender até 208 crianças, o prédio dispõe de berçário, dormitório, fraldário, quatro salas de aula, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil.

"Esse CEI é uma sementinha que vamos plantar aqui, onde a criança vai sair para o Ensino Fundamental com suas habilidades e suas competências desenvolvidas", pontuou a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Onélia Santana. "Aqui temos espaços lúdicos, banheiros adaptados, parquinho, entre outras coisas, que foram pensadas e sonhadas por profissionais da educação junto aos municípios. E hoje temos a alegria de dizer que já são 100 equipamentos entregues. É uma honra", completou Onélia Santana.  

O investimento para o equipamento foi de R$ 1,66 milhão, oriundo do Governo do Ceará, por meio do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de contrapartida municipal. Isso inclui construção e aquisição de equipamentos e mobiliário. "A gente sabe que as coisas acontecem dentro de um ritmo. É preciso perseverança, persistência, organização e base de parcerias. Porque, se não, a ação não se realiza", comentou a governadora Izolda Cela sobre o que considera o DNA do governo, o trabalho em parceria com os municípios.

Assistência Social 

Localizado na sede do município, no bairro Caroba, o Cras foi projetado para atender 700 famílias. Levando o nome de Antônio Matheus Nunes de Carvalho, o equipamento vai acolher, prioritariamente, populações em situação de vulnerabilidade social, como pessoas idosas; pessoas com deficiência; crianças resgatadas de situações de trabalho infantil; e beneficiários de programas de transferência de renda, a exemplo do Programa Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

"Aqui temos um serviço de acolhimento de famílias, apoio a quem mais precisa e suporte ao desenvolvimento das crianças. Todas essas são ações importantes que a assistência social desenvolve, que fazem a diferença na vida das pessoas", destacou a governadora Izolda Cela. 

Para ser construído e equipado, o Cras recebeu investimento de R$1,2 milhão. Durante a solenidade de entrega, Izolda ainda se dirigiu diretamente aos profissionais que prestarão serviços no local. "Que vocês recebam o reconhecimento da comunidade por esses serviços, de tamanha importância, que serão prestados aqui", finalizou.  

Junto à governadora e à titular da SPS, Onélia Santana, também estavam presentes na agenda em Croatá o secretário executivo de Cooperação com os Municípios da Educação, Márcio Brito, e o prefeito Ronilson de Oliveira, além de outras autoridades locais.