quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Caucaia: segurança nas escolas é tema de reunião promovida pelo Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades


Com um efetivo de 28 profissionais e seis viaturas, a unidade do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC) já está atuando e mudando a realidade da segurança em Caucaia. Nesta segunda-feira (05), a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 01), em parceria com a Secretaria de Educação (SME) de Caucaia, realizou um encontro de gestores municipais e estaduais para apresentar aos profissionais da educação como o novo comando pode auxiliar na segurança no dia a dia das escolas. 

A Base Comunitária Militar do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC) é um batalhão da Polícia Militar do Ceará que atua com o foco no relacionamento da polícia com a comunidade, unindo proteção social e segurança pública. A ideia é oferecer à população um policiamento humanizado, com formação diferenciada para atuar em contextos de vulnerabilidade social, como proteção de idosos e deficientes, LGBTQIAP+, comunidade escolar, proporcionando equilíbrio nas ações.  

Para o major Messias Mendes, coordenador do Comando, um dos objetivos do novo efetivo no município é apoiar a comunidade escolar. “Caucaia foi beneficiada com o COPAC e dentro da estrutura do efetivo temos duas viaturas exclusivas para atender à comunidade escolar. Por isso que a gente está aqui para difundir esse serviço a todos os diretores e coordenadores, no sentido de que possam se arvorar desse serviço e possam fazer com que esse serviço se torne cada vez mais presente na comunidade escolar”.  

O município de Caucaia foi o primeiro a receber um batalhão do novo Comando. Ainda de acordo com o Major, a parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado, atende às necessidades da população, maior beneficiada. “Pra gente é muito importante encontrarmos na Prefeitura um terreno fértil, a abertura política necessária para que haja essa comunicação, esse intercâmbio e essa capacidade de se intersetorizar, gerando conexões entre os serviços do Estado e da Prefeitura”, finaliza. 

Foi fornecido aos docentes um telefone de contato direto com o Comando para que, em qualquer necessidade, se entre em contato com os profissionais de segurança, garantindo um acesso rápido e especializado às demandas das escolas em Caucaia.