domingo, 18 de setembro de 2022

Capitão Wagner garante ampliar atuação dos agentes de saúde, com estrutura e capacitação


Neste domingo, 18, o candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner, participou de encontro com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, juntamente com o candidato a vice, Raimundo Matos, o candidato a deputado estadual, Pedro Matos e a candidata a deputada federal, Mayra Pinheiro. Além deles, estavam presentes a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde - Conacs, Ilda Angélica, e outros representantes das categorias.

“O agente comunitário de saúde faz a saúde preventiva e a ele é dado uma grande responsabilidade de, além de encaminhar para o serviço de saúde, acaba sendo um assistente social. A gente quer dar ao agente de saúde o protagonismo, já que o Ceará foi o pioneiro em criar a função do agente comunitário de saúde. Portanto, a gente quer fazer saúde preventiva usando esse profissional, tanto os dos municípios, quanto os do Estado e, para isso, a gente quer dar ao agente estrutura de um veículo para ele se locomover, um tablet para ele cadastrar as pessoas e, assim, o próprio governo ter acesso a elas”, salientou Capitão Wagner.

Durante a reunião com os agentes, Capitão Wagner reconheceu a importância dos profissionais na base do atendimento primário realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurou que, além de ampliar a autuação dos agentes,  onde serão também "agentes da cidadania", vai garantir estrutura, investindo ainda mais na capacitação dos profissionais. 

"Um atendimento qualificado garante a saúde e o bem-estar dos cearenses. Cobramos números, mas temos que garantir estrutura e a qualidade do atendimento", pontuou.

AGENDA

Capitão Wagner, compre na noite deste domingo, agenda na cidade de Choró. Nesta segunda-feira, 19, cumpre agenda nas cidades de Sobral e Santana do Acaraú.