quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Turismo e Meio Ambiente: após revitalização, espelho d’água da Lagoa do Cauípe volta a atrair visitantes de todo o Mundo


Quem visita a Lagoa do Cauípe percebe que o cenário já é outro. Após obra de revitalização, realizada pela Prefeitura de Caucaia, a Lagoa está pronta para a temporada de ventos. Os moradores e comerciantes locais já celebram as melhorias e a expansão do espelho d’água, que triplicou. A nova lagoa ficou ainda mais perfeita para a prática de esportes, fomentando o turismo e economia que é responsável pela renda de centenas de famílias da região.   

Após a melhoria, a lagoa passou de 7 para 19 hectares, ampliando em quase 3 vezes o tamanho do espelho d’água e aumentando também sua profundidade. O alargamento da lagoa beneficia toda a comunidade do entorno da Lagoa do Cauípe, que vive basicamente do turismo.  

O tetracampeão mundial de kitesurf e nativo da região, Carlos Mário “Bebê”, afirma que agora tem um novo local de treino no “quintal de casa". "Estou muito feliz com a nova fase da Lagoa do Cauípe. Fazia tempo que a lagoa não estava grande, antes estava com pouca área de manobra e isso era muito arriscado para os kitesurfistas experientes e para quem estava começando a velejar. Depois do aumento da lagoa, está bem melhor, consigo treinar de forma segura. Melhorou muito para os barraqueiros também e a comunidade em geral, porque o fluxo de visitantes aumentou bastante”, afirmou o atleta.   

Com uma área maior e mais profunda, a Lagoa do Cauípe voltou a ser um dos melhores picos para os kitesurfistas, principal público visitante. As boas condições atuais da lagoa permitem o uso de pranchas como a foil, que tem uma base bem maior que as pranchas convencionais.   

Para Natali, que é barraqueiro há mais de 20 anos, esse período de férias está sendo a melhor época. “Com a ampliação da lagoa, o banho aqui está ótimo e tem muitos turistas visitando a região por conta disso. A prefeitura está fazendo um trabalho ótimo aqui na comunidade e tem feito muito pelo Cauípe e Cristalina. Antes, na época da lagoa seca, nunca tinha vindo ninguém de outras gestões, mas agora a prefeitura veio para nos ajudar", afirma Natali.  

A secretária de Cultura e Turismo, Yrwana Albuquerque, visitou a lagoa e conversou com alguns praticantes de kitesurf e comerciantes. “O aumento de 7 para 19 hectares de espelho d'água é um novo atrativo turístico. Aqui volta a ser um local muito visitado para a prática de esportes radicais e o fluxo de gente já está aumentando. Os barraqueiros estão comemorando e os kitesurfistas estão aproveitando para curtir um espaço muito mais amplo.  Aproveito para convidar a todos para conhecerem a requalificação da lagoa do Cauípe”, destacou Yrwana.    

Saiba mais

Projeto de Requalificação da Lagoa do Cauípe

Em maio deste ano, os barraqueiros e moradores do Cauípe foram recebidos pelo Prefeito de Caucaia, Vitor Valim. O encontro, que aconteceu no gabinete, serviu para apresentar um projeto de requalificação da região que vai valorizar o comércio local e promover a qualidade de vida da comunidade. A Vila já recebeu melhorias, como: pavimentação em pedra tosca e iluminação.  

No projeto, que já está em desenvolvimento, além das obras de desassoreamento da Lagoa do Cauípe, estão previstas a requalificação do entorno e a padronização das barracas.