quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Prefeito Sarto inaugura 16º Centro de Educação Infantil da gestão, no Itaperi


O prefeito José Sarto inaugurou, nesta quarta-feira (17/08), o Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Francisco Antônio Martins Nogueira, no Dendê (Itaperi). Esta é a quinta unidade de Educação Infantil da Rede Municipal entregue pela gestão municipal neste ano e a terceira neste mês de agosto.

O CEI Vereador Francisco Antônio Martins Nogueira é a segunda unidade de Educação Infantil entregue pelo prefeito Sarto à população do Itaperi. Em outubro passado, a gestão municipal inaugurou no bairro o CEI Ana Amélia Bezerra de Menezes e Sousa.

Durante a inauguração, Sarto destacou a qualidade da estrutura da nova unidade escolar e relembrou o compromisso de entregar 50 novos CEIs em sua gestão.

"Esse é um dos momentos mais alegres que tenho tido. Este é o 16 CEI que entregamos, já temos outros 16 em licitação e entregaremos, até o fim da gestão, 50. Todos contam com berçário e sala de inovação e tecnologias. Já são 2708 famílias que se sentem seguras em deixar seus filhos, pois seu tesouro será bem cuidado e com o padrão Fortaleza, com o que tem de melhor em estrutura e equipe", frisou Sarto.

O novo CEI atenderá do berçário ao Infantil 3, beneficiando 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade. Do total de vagas, oito são destinadas ao atendimento de berçário, promessa de campanha do prefeito José Sarto, no que diz respeito à construção de novas unidades e a disponibilidade de berçários nestas.

Com a entrega da nova unidade de ensino, a Prefeitura contabiliza 16 CEIs inaugurados na gestão do prefeito Sarto - nos bairros Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), José Walter (Residencial Cidade Jardim), Papicu, dois no Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará e Rodolfo Teófilo. Outras 18 unidades estão em construção em diversos bairros da cidade.

"É nesse espaço que vamos construir o verdadeiro futuro da nossa cidade. A primeira infância é uma prioridade do prefeito Sarto, um projeto que vem transformando Fortaleza", comentou Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Mara Alves é mãe da Maria Valentina, matriculada no Infantil I, adorou o novo CEI. “Adorei mesmo, eu tinha uma ideia totalmente diferente de como ia ser essa escola. Tá muito linda e muito bem estruturada”. Vitor Costa, pai do Guilherme e da Ana Beatrice, do Infantil I e II, respectivamente, destacou que é uma vitória ter um CEI no seu bairro. "Tenho boas expectativas para essa creche. Ela é boa, bem estruturada e perto da minha casa. Estou muito feliz”.

Cindy Coitinho, mãe da Valentina do Infantil III, também elogiou a estrutura e equipe do novo CEI. Cindy é natural de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e afirmou estar encantada com o equipamento oferecido pela Prefeitura de Fortaleza. “ Estamos gostando bastante da nova escola, até porque somos novos aqui. A Valentina adorou a escolinha e se adaptou rápido. Tá tudo muito bonito, nos conformes e bem equipado”, relatou Cindy.

Investimentos e infraestrutura

O equipamento teve investimento total de R$ 2.460.319,28, oriundos, especificamente, do tesouro municipal. Para equipar a unidade, a Prefeitura investiu mais R$ 157.779,29.

A infraestrutura do CEI é composta de berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium.

Sala de Inovação e Tecnologias

A Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil é um espaço de referência na unidade escolar organizado em ilhas de tecnologias diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo para a primeira infância, tendo como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da Educação Infantil.

Dalila Saldanha informou que as salas de inovação e tecnologias têm por objetivo preparar as crianças para um mundo cada vez mais conectado.

"Essa educação digital já está no nosso dia-a-dia, nas nossas escolas. Quanto mais cedo estamos ampliando o atendimento digital, começando pela primeira infância, mais as crianças vão estar preparadas para o futuro", comentou Dalila.

No espaço, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.