sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Prefeito José Sarto participa do Dia D de Amamentação no Hospital Nossa Senhora da Conceição


O prefeito José Sarto participou, nesta sexta-feira (26/08), do Dia D da amamentação em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. O evento de sensibilização foi realizado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará.

Durante o Dia D, Sarto destacou a importância da amamentação materna e celebrou a estrutura de atendimento e acolhimento às gestantes e lactantes do Nossa Senhora da Conceição.

“Fortaleza se notabiliza pelo cuidado com a primeira infância. Aqui no Nossa Senhora da Conceição, temos uma sala de coleta de leite e a equipe do hospital também faz coleta de leite domiciliar. Destaco ainda que é importantíssimo que, nos seis primeiros meses de vida, a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno”, informou Sarto.

O prefeito Sarto também relembrou a importância do acompanhamento médico durante toda a gravidez.

“Como médico obstetra, preciso destacar a importância do pré-natal. A criança precisa de acompanhamento desde antes do seu nascimento, com consultas e exames regulares. É necessário o atendimento em regime de PPP (pré-parto, parto e pós-parto)”, completou.

Samara Gomes, enfermeira da Sala de Apoio à Mulher que Amamenta do Hospital Nossa Senhora da Conceição, relatou que o bom atendimento às gestantes e lactantes é necessário para que a Rede Municipal de Saúde continue bem abastecida com leite humano e salvando vidas.

“É primordial uma rede de apoio para que a mãe possa amamentar bem seu bêbe, pois o começo da lactação é bem difícil e há muita dor e dúvidas. Nós também pedimos para que as mamães que produzem muito leite não o derramem. Cada gota de leite materno é uma gota de ouro que pode salvar a vida de um bebê internado”, frisou Samara.

Pâmela Vitória está na segunda gestação. A dona de casa relatou que, mesmo não sendo ‘mãe de primeira viagem’, as orientações passadas pela equipe do Hospital a ajudaram.

"Na época do meu primeiro filho, eu não tinha experiência em ser mãe. Agora sei que a amamentação, para além dos seis meses iniciais, é muito importante, pois o leite contém vitaminas e anticorpos que previnem muitas doenças”, relatou a gestante.

No Dia D da amamentação, foi realizada uma exposição de todas as atividades elaboradas ao longo do mês na unidade, envolvendo a equipe de saúde, as gestantes e as puérperas atendidas pelo hospital. No evento também foram realizadas doações de leite na Sala de Apoio à Mulher que Amamenta e atividades lúdicas como leitura de poesia e pintura na barriga das gestantes.

Aline Gouveia, secretária executiva da saúde (SMS), pontuou que Fortaleza possui uma ampla cobertura de atendimento e frisou a necessidade de orientar as famílias das gestantes sobre a rede de apoio municipal.

“Fortaleza conta hoje com 21 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta. É fundamental que as grávidas sejam acompanhadas e tenham suas dúvidas acerca da amamentação atendidas. Lembrando que o incentivo à amamentação já inicia no atendimento primário, nos 116 postos de saúde da nossa Rede Municipal”, informou a secretária.

Agosto Dourado

Em alusão ao agosto dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, prática importante para o crescimento e desenvolvimento infantil, as maternidades e as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) municipais contam com uma programação interna, voltada à equipe de saúde e aos pacientes, para promover a data.

Dentre as atividades, estão orientações às lactantes, rodas de conversa, amamentação coletiva, entrega de certificados às mães que cumpriram aleitamento exclusivo por seis meses, entre outros.

“A amamentação é uma prática essencial no desenvolvimento das crianças. Quando incentivamos esse ato de amor, também estamos construindo um futuro com crianças mais saudáveis”, reforça Ana Estela Leite, titular da saúde de Fortaleza.

Durante o mês, em alusão à data, a Prefeitura de Fortaleza também inaugurou duas novas Salas de Apoio à Mulher que Amamenta/Coleta de Leite Humano, nos postos Lineu Jucá e Casemiro Filho, na Barra do Ceará. A entrega ampliou a abrangência das salas, chegando a 21 postos de coleta municipais.

Salas de apoio à mulher que amamenta

As salas se caracterizam como um local de apoio destinado ao compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno, além da orientação de técnicas que auxiliam uma boa amamentação. Também coletam leite humano que é encaminhado aos bancos de leite dos hospitais da rede pública e beneficiam outras crianças prematuras que não tem a condição de serem alimentadas com leite da mãe.

O Município já conta com 21 salas, sendo 15 em postos de saúde e outras quatro em maternidades, que contam com enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados para proporcionar um melhor acolhimento às mulheres, esclarecendo dúvidas e repassando orientações. Cada sala consegue captar entre quatro e cinco litros de leite humano por mês.

A importância do leite materno

O leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias e infecções, por exemplo. Além disso, a amamentação é um importante fortalecedor de vínculos entre mãe e bebê.

A assistência prestada à mãe pela equipe de saúde desde o pré-natal e principalmente, durante o puerpério, além de incentivar e facilitar a amamentação, identifica e evita precocemente possíveis riscos do insucesso da lactação, como machucados nos mamilos, infecções e bloqueio dos ductos lactíferos.

Onde encontrar uma Sala de Apoio à Mulher que Amamenta

- Posto de Saúde Virgílio Távora (Regional de Saúde I)
- Posto de Saúde Aída Santos (Regional de Saúde II)
- Posto de Saúde Rigoberto Romero (Regional de Saúde II)
- Posto de Saúde Roberto Bruno (Regional de Saúde IV)
- Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider (Regional de Saúde IV)
- Posto de Saúde Jurandir Pincanço (Regional de Saúde V)
- Posto de Saúde Ronaldo Albuquerque (Regional de Saúde V)
- Posto de Saúde Luis Franklin (Regional de Saúde VI)
- Posto de Saúde Licínio Nunes (Regional de Saúde III)
- Posto de Saúde Meton de Alencar (Regional de Saúde III)
- Posto de Saúde Gothardo Peixoto (Regional de Saúde IV)
- Posto de Saúde Sandra Nogueira (Regional de Saúde II)
- Posto de Saúde Francisco Monteiro (Regional de Saúde VI)
- Posto de Saúde Otoni Cardoso (Regional de Saúde VI)
- Posto de Saúde Oliveira Pombo (Regional de Saúde IV)
- Hospital e Maternidade Zilda Arns
- Hospital Nossa Senhora da Conceição
- Hospitais Distritais Gonzaga Mota da Barra do Ceará e José Walter