sábado, 6 de agosto de 2022

Mais de 200 agentes farão segurança e orientação de trânsito na Parada pela Diversidade Sexual deste domingo, 7


Duzentos e três agentes farão a segurança e vão orientar o fluxo de veículos no entorno da XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. O evento acontece na tarde deste domingo (7/8) em Fortaleza. A expectativa é de que 600 mil pessoas devem colorir a avenida Beira Mar com a mensagem “Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e a LGBTIfobia”, tema da edição deste ano.

Atuarão na Parada: 75 policiais militares, 60 fiscais de trânsito, 54 guardas municipais e 14 bombeiros. Algumas composições vão iniciar as operações na véspera do evento, dada a necessidade de interdição de ruas e de montagem do esquema de segurança. Os agentes trabalharão até a meia-noite de domingo para segunda. Duas horas, portanto, após o fim da programação, prevista para começar às 15 horas e encerrar às 22 horas.

Ocorrências policiais serão registradas no 2º Distrito Policial (DP), com exceção das que envolverem crianças e adolescentes (irão para a DCA) e violência contra mulheres (irão para a DDM). Bombeiros atuarão tanto em terra quanto no mar. E 15 ônibus extras ficarão à disposição do público a partir das 13 horas do domingo, além das 16 linhas que já circulam pelo entorno do trajeto da Parada (veja lista abaixo). Será cobrada tarifa social (R$ 3,30 a inteira e R$ 1,50 a meia).

LOCALIZAÇÃO

A concentração da Parada deste ano será em frente ao Hotel Beira Mar. Às 16 horas, a abertura oficial terá representações do movimento LGBTI+ e a leitura do Manifesto Público em Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e outras identidades (em anexo).

Os trios iniciarão o desfile às 17h30min, e às 18 horas será feito um minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio. O encerramento está previsto para acontecer às 22 horas, antes do aterro da Praia de Iracema. A dispersão se dará no cruzamento da avenida Beira Mar com a avenida Barão de Studart. Ao todo, o desfile terá percurso de 2,5 quilômetros.

O EVENTO

A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é realizada anualmente pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) desde 1999 e, nesta 21ª edição, conta com o apoio institucional e patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará.

Além de construído a partir do debate com movimentos sociais, o tema “Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e a LGBTIfobia” reflete o contexto de crescimento do conservadorismo e do fascismo na atual conjuntura política. Além disso, acompanha a Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo, a maior do mundo, que este ano pautou “Vote com Orgulho: por uma política que representa.”

Assim, a XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará propõe este ano uma reflexão sobre a LGBTI+fobia e o LGBTI+cídio, visto que o Brasil segue no topo do ranking de países com mais assassinatos de pessoas LGBTI+. Trata-se, portanto, de uma forma de ocupar espaços públicos para denunciar a ausência de políticas públicas de promoção e proteção à cidadania dessas populações.

“Essa será a primeira edição da Parada após a requalificação do principal cartão postal da cidade, que teve as obras entregues em maio deste ano. Vamos ocupar com nossas bandeiras e fazer da Beira Mar um espaço de todas, todos e todes. Porque as ruas são o nosso palco de luta”, afirma Dediane Souza, integrante da Comissão Política do Grab, que este ano terá Luiza Nobel como atração principal do trio da instituição.

Serviço:

15h – Concentração (em frente ao Hotel Beira Mar)

16h – Abertura Oficial da Parada com representações do movimento LGBTI+

16:30 às 17h30 - Hora da Militância LGBTI

17h30 - Saída da Concentração

18h – Minuto de Silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o  LGBTIcídio.

22h – Encerramento – antes do aterro da Praia de Iracema


LINHAS DE ÔNIBUS

011 - Circular

012 - Circular II

051 - Grande Circular I

052 - Grande Circular II

055 - Corujão/Grande Circular I

056 - Corujão/Grande Circular II

071 - Antônio Bezerra / Mucuripe

077 - Parangaba/Mucuripe

078 - Siqueira/Mucuripe/ED

130 - Vila do Mar/Náutico II

711 - Barra do Ceará/Cais do Porto

752 - Caça e Pesca/Centro

903 - Varjota/Centro

905 - Meireles / Centro

906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro

907 - Castelo Encantado / Centro