quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Jornalista Fernanda da Escóssia realizará palestra e noite de autógrafos no Sindjorce

A jornalista e professora universitária Fernanda da Escóssia voltará a Fortaleza, no próximo dia 18 de agosto, para participar de um novo evento de lançamento do livro ‘Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento’, da FGV Editora. A noite de autógrafos, que também terá palestra e debate sobre o tema da publicação, será no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará. O evento está marcado para às 18h.

O livro é resultado da tese de doutorado de Fernanda da Escóssia e traz as trajetórias de brasileiros adultos sem certidão de nascimento. Foram dois anos de pesquisa sobre o cotidiano de pessoas que buscavam o serviço público e gratuito de emissão de certidões de nascimento instalado num ônibus na Praça Onze, no Centro do Rio de Janeiro.

Ao combinar uma escuta atenta e uma escrita sensível, o trabalho permite conhecer as respostas dessas pessoas a perguntas sobre ‘Como um adulto vive sem documentos numa sociedade documentada’; ‘Como se vê sem documentos’; e ‘Que papel atribui ao registro de nascimento’.

Quem não tem registro de nascimento não pode tirar nenhum outro documento. Não vota, não tem emprego formal, conta em banco ou bens em seu nome, nem muito menos acesso a benefícios sociais do Governo, que muitas vezes, é o mínimo que famílias conseguem para sobreviver. O máximo permitido é um atendimento médico de emergência.

O livro narra as experiências desses brasileiros indocumentados, ilegíveis pelo Estado, invisíveis em seu próprio país. Valoriza diversas histórias de vida, como a de uma mulher que, sem certidão, não podia ser operada de um câncer; outra, na busca pelo documento, reencontrou a irmã de quem fora separada havia mais de 20 anos.

“É sempre um prazer estar em Fortaleza, rever pessoas queridas e retomar o debate sobre a temática que eu trato no livro sobre brasileiros indocumentados. São 3 milhões de brasileiros mais ou menos, pelos dados de 2015, de pessoas sem nenhum documento e eu considero urgente que a gente siga discutindo esse assunto e discutindo políticas públicas capazes de lidar com essa questão. Então fica o convite. Espero todo mundo lá”, disse Fernanda.

Como jornalista, Fernanda tem 25 anos de experiência em meios digitais, audiovisuais e impressos. Atualmente, é editora da Revista Piauí.

Serviço

Palestra, debate e lançamento do livro ‘Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento’
Data: 18 de agosto
Horário: 18h
Onde: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará | Rua Joaquim Sá,  545 – Dionísio Torres, Fortaleza – CE
Organização: Grupo de Estudos Mídia, Cultura e Política | PPGCOM UFC | Sindjorce