terça-feira, 2 de agosto de 2022

Em parceria com o Sebrae, Pacatuba realiza Festival da Tilápia


Situada na Mesorregião Metropolitana de Fortaleza, o município de Pacatuba realiza, nos dias 5,6 e 7 de agosto, o seu Festival de Tilápia. Reconhecida por suas riquezas naturais que alimentam o Ecoturismo local como a Bica das Andréias, a cidade é apontada, também, como ideal para a prática de esportes como Voo Livre, Voo de Parapente, Montanhismo e Trilhas.

O evento, que acontecerá de forma descentralizada, será realizado no Balneário Bica das Andréas, na Praça dos Quiosques, na Vila da Serra e no Centro da Cidade, contará com atrações como exposição de artesanato, gastronomia local com pratos à base de tilápia, atrações musicais, estantes de moda e produtos da agricultura familiar. O objetivo é divulgar as potencialidades do município e impulsionar o desenvolvimento da economia local, além de dar visibilidade aos expositores do evento.

Realizado pela Prefeitura de Pacatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e pela Sala do Empreendedor de Pacatuba, com o apoio do Sebrae e Balneário Bica das Andréas, o Festival aposta na disseminação do consumo da tilápia, nome comum dado a várias espécies de peixes nativos da África, mas que foram introduzidas em muitas regiões da América do Sul e do Norte, sendo a sua carne bastante apreciada, por ser leve e saborosa. Em algumas regiões o peixe é colocado nos arrozais, depois de plantado o arroz, onde cresce até ao tamanho pronto para consumo (12–15 cm), na mesma época em que o arroz está pronto para a colheita.

CONCURSO GASTRONÔMICO

Durante o Festival, será realizado concurso gastronômico com pratos à base de tilápia feitos pelos permissionários do Complexo Bica das Andréias. Integram a Comissão Julgadora do concurso a empresária Nayara Cavalcante, dona do restaurante a Marisqueira em Aquiraz; a professora e consultora Naara Barros, da @uninassau.doroteias; o consultor empresarial e membro da Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará, Paulo Cipriano, que tem MBA em Gestão de Projetos, e é administrador e gastrônomo; a especialista em confeitaria, panificação, história e cultura da Gastronomia, Flávia Moreira, professora Universitária no Centro Universitário Uninta de Sobral e Rique Silva, assessor de Comunicação e diretor executivo do Jornal “Folha de Aquiraz”.