terça-feira, 2 de agosto de 2022

Centro de Educação Infantil é entregue em Caridade


A cidade de Caridade, a 97 km de Fortaleza, recebeu, na manhã desta terça-feira (2), o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Nilza Luz Sampaio. O equipamento, localizado no Distrito de Campos Belos, atenderá até cem crianças. A entrega foi acompanhada pela governadora Izolda Cela, pela secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, e pela prefeita de Caridade, Simone Tavares.

A governadora falou do compromisso de oportunizar espaços qualificados para o aprendizado das crianças. "Além de dar melhores condições de trabalho para profissionais da educação, o CEI atende dignamente às crianças e suas famílias. A relação de cuidado é estímulo que vai fortalecer o aprendizado das crianças, para que elas ingressem no Ensino Fundamental preparadas". 

Com área 383,37 m², a unidade de Caridade foi construída e equipada por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O investimento foi de R$ 1.131.098,20. 

"O CEI dá oportunidade para as crianças se desenvolverem em um espaço lúdico", afirmou Onélia Santana.

A caridadense Raynara de Freitas, 20, que é mãe da pequena Maria Liz, enxerga no CEI um espaço fundamental para o futuro da filha. "Esse equipamento é necessário para muitas mães de família que, para buscar sustento, precisam deixar os filhos em segurança para aprender", observou Raynara.

"Essa unidade educacional vai contribuir para a identidade social e cultural das nossas crianças", registrou a prefeita Simone Tavares.

Sonho de Caridade

Na oportunidade, a governadora vistoriou a obra do complexo religioso que inclui a nova estátua de Santo Antônio. O monumento, que terá 36 metros de altura, fortalece a fé e a conserva um pedaço importante da história do município. O investimento é de quase R$ 5 milhões.

"Vai ficar um parque lindo, que receberá as pessoas que vão chegar para professar sua fé. Será um atrativo para o turismo religioso que é uma força da região", afirmou Izolda Cela.

Para isso, será feita a urbanização do entorno do monumento, com pavimentação em piso intertravado, e construção de escadarias, rampas de acesso e estacionamento. As escavações das fundações da nova estátua estão sendo feitas de forma cuidadosa para evitar danos a estrutura do santo antigo que ficará na parte do museu, que será implantado no local.

Hoje, a obra está com 40% de apronto, com serviços de montagem das bases da fundação do novo Santo Antônio.

Caridade ganhou projeção nacional com a história do santo sem cabeça. Na década de 1980, a Prefeitura Municipal encomendou uma estátua para homenagear Santo Antônio, padroeiro da cidade. Entretanto, após finalizada a estruturação do corpo no alto do Serrote do Cágado, não foi possível subir a cabeça, que até hoje encontra-se a três quilômetros de distância, no bairro Conjunto Habitacional. Ao longo dos anos, o fato tem atraído curiosos e inspirado reportagens e literatura.