terça-feira, 30 de agosto de 2022

Avenida Sargento Hermínio ganhará pavimentação em piso intertravado


Quem passa pela Avenida Sargento Hermínio, no Bairro Elley, já percebe a movimentação de obras na região. A avenida, importante via de ligação entre os bairros Centro e Presidente Kennedy, segue com obras de urbanização. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), realiza, atualmente, serviços de alargamento na avenida no trecho entre as ruas Henrique Elery e Gerson Farias.

O trecho onde acontecem as intervenções fica no sentido Monte Castelo/Presidente Kennedy e compreende cerca de 10 quarteirões de intervenções, que receberão sistema de drenagem, novas calçadas, meio fio e nova pavimentação em piso intertravado. A escolha do novo piso se deu devido aos benefícios que o material traz para a vida útil da pista, já que o intertravado tem mais durabilidade e resistência em relação ao asfalto.

Outro ponto positivo é a alta capacidade de escoamento das águas na via, evitando o acúmulo de água empossada e ajudando a amenizar a temperatura do ambiente, visto que é um piso que reflete mais a luz e melhora a sensação térmica do lugar. Vantagem também em relação à manutenção que, além de ser mais econômica, ainda permite a reutilização do mesmo material para recompor a via.

A Prefeitura de Fortaleza é referência na utilização do intertravado em diversos projetos de urbanização de vias, como por exemplo, a Av. Beira-Mar, Av. Vicente de Castro, Av. Desembargador Moreira e mais de 200 ruas de comunidades atendidas pelo Proinfra e Projeto Meu Bairro Empreendedor.

Para o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, o piso intertravado tem sido eficiente e bem aceito pela população. “Cada vez mais esse tipo de tecnologia está sendo utilizada nas nossas obras, trazendo muitos benefícios e melhoria na qualidade do pavimento. A aceitação tem sido surpreendente por parte da população, onde muitas vezes nos abordam na rua já pedido o piso igual ao da Beira-Mar”, relata Dias.

Sobre a obra

A segunda etapa do projeto de requalificação da avenida Sargento Hermínio corresponde ao trecho entre a rua Padre Anchieta até a rua Olavo Bilac, o que representa 1,5km de via duplicada. Toda a região será contemplada com nova pavimentação com piso intertravado, canteiro central, calçadas padronizadas, nova iluminação em LED, sistema de drenagem, além do alargamento da avenida, possibilitando a criação de duas faixas de tráfego em ambos os sentidos. A Seinf já concluiu todo o sistema de drenagem da rua Cel. Mozart Gondim, conectando a rede com a nova galeria que será construída na Av. Sargento Hermínio.

A duplicação da avenida irá resultar numa maior fluidez no trânsito e melhorar a acessibilidade na via, tida como um importante corredor de transporte público por onde trafegam, diariamente, cerca de 29.700 mil veículos.

Quando concluídas as intervenções, a Av. Sargento Hermínio passará a contar com 2,5 km de via totalmente urbanizada, sendo mais uma alternativa às avenidas Bezerra de Menezes, Francisco Sá e José Jatahy. Na primeira etapa da obra foram executados, aproximadamente, 1 km de urbanização no trecho entre a Av. José Jatahy e a Rua Padre Anchieta, e entre a Rua Olavo Bilac e a Av. Dr. Theberge, cuja conclusão permitiu o acesso ao novo Shopping RioMar Kennedy.

Com investimento de R$ 25 milhões, atualmente, as obras estão com 40% de execução e possuem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2023.