segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Afastamento do prefeito de Itatira expõe corrupção, fraudes em licitações e elo com facção criminosa


A Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) cumpriu, na manhã desta segunda-feira (8), mandados de busca e apreensão na prefeitura de Itatira, a 214 km de Fortaleza. As investigações também acontecem na residência do prefeito. De acordo com a Polícia Civil, o gestor municipal é acusado pela polícia de, junto com os filhos, ter montado um esquema criminoso para fraudar licitações na prefeitura e desviar o dinheiro público.

O principal articulador financeiro da corrupção é o filho de Zé Dival (PP), Jonas Mateus, que anda livremente na cidade, mesmo tornozelado. Jonas, inclusive, curtiu os festejos juninos na cidade com tornozeleira eletrônica ao lado de Paulo Anderson, outro líder financeiro do grupo, que foi preso após tentar matar policiais civis quando cumpriam mandados de busca e apreensão na 1ª fase da operação, sendo solto em seguida e preso novamente na 2ª fase da operação. Paulo Anderson conseguiu ser solto e também curtiu os festejos juninos da cidade, mesmo tornozelado. Jonas Mateus, filho do prefeito afastado, passou 6 meses foragido e conseguiu um Habeas Corpus no Tribunal de Justiça, mesmo foragido. 

Principal líder político do grupo, Antonio Almir Bié da Silva, é pré candidato a deputado estadual pelo PP e fechou parceria com diversas lideranças políticas do sertão central. Almir já foi interceptado pela Polícia Federal em outra operação contra a corrupção pedindo dinheiro a Jonas, o líder financeiro do grupo. 

Após a primeira fase da operação, delegados da DECOR foram bem explícitos quanto ao elo de ligação do grupo político com o crime organizado e o tráfico de drogas na cidade, durante entrevista coletiva.