sexta-feira, 22 de julho de 2022

Seminário irá discutir as perspectivas e desafios do mercado turístico no Ceará

Com o objetivo de contribuir com as empresas do trade turístico cearense no processo de retomada da atividade, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (CETUR) irá promover no próximo dia 26, das 9h às 11h, o seminário online Oportunidades e Desafios do Mercado Turístico. O evento, que terá como palestrante o diretor da São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), Toni Sando, será transmitido pelo Canal do Sebrae/CE no YouTube.

A realização do seminário foi aprovada durante a reunião do CETUR realizada na manhã desta terça-feira (19), na Fecomércio, reunindo representantes de instituições públicas e privadas integrantes do trade turístico do estado. De acordo com o presidente do CETUR e superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o seminário será o primeiro de uma série de três eventos que serão realizados pela instituição neste segundo semestre com o intuito de discutir o fortalecimento do turismo cearense, numa perspectiva de mercado.

“A ideia de realizar um circuito de seminários surgiu de conversas entre o Sebrae e a Fecomércio sobre a necessidade de se debater o turismo cearense do ponto de vista mercadológico. Queremos compartilhar com vocês e colher sugestões para a aprimorar esta ideia”. O superintendente destacou ainda que, os debates e contribuições apresentadas durante os três seminários irão virar também uma publicação que será disponibilizada para a sociedade.

O primeiro secretário da Fecomércio-CE, Éverton Fernandes, que representou o presidente em exercício da entidade, Cid Alves, no encontro, destacou a importância do turismo para a economia cearense e reafirmou o compromisso da instituição em contribuir com o desenvolvimento deste segmento. “O turismo é a nossa principal vocação e alimenta uma cadeia produtiva gigantesca, que impacta diversos segmentos econômicos”.

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Estadual Ceará (ABEOC CE), Enid Câmara, parabenizou o Sebrae e a Fecomércio pela iniciativa e ressaltou que, apesar do retorno das atividades após a interrupção causada pela pandemia, o setor turístico ainda enfrenta gargalos que precisam ser superados.

Vai Turismo

Ainda durante a reunião do CETUR, o secretário executivo da Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomércio-CE, Marcos Pompeu, apresentou os resultados do programa Vai Turismo, iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que no Ceará contou com a parceria da Fecomércio.

O documento final do programa traz um compilado de propostas de políticas públicas, governança e gestão do setor turístico que será disponibilizado para os candidatos à presidência e governos estaduais, durante o período eleitoral.