quarta-feira, 13 de julho de 2022

Leônidas Cristino propõe criação da Universidade Federal de Sobral


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara aprovou ontem (12) projeto de lei 1344/2022 de autoria do deputado federal Leônidas Cristino, que autoriza a criação da Universidade Federal de Sobral (UFS). O campus da UFC em Sobral, com a nova universidade federal, vai ser desmembrado de Fortaleza e os oito cursos que oferece serão incorporados à UFS, informou o parlamentar.

 “A estrutura existente vai trazer economia de recursos, quando da implantação de mais uma unidade de educação superior federal no interior do Ceará, com abrangência regional”, ele informou. O projeto tem como relator o deputado André Figueiredo e será submetido à aprovação da Comissão de Educação. 

Leônidas Cristino era prefeito de Sobral quando liderou uma articulação multipartidária para criar um campus da UFC no município, instalado em 2006 - há 16 anos - com os cursos de medicina, odontologia, psicologia, engenharia elétrica, engenharia da computação, ciências econômicas e, em 2010, os cursos de finanças e música.