domingo, 3 de julho de 2022

Izolda Cela anuncia mais de R$ 6,2 bilhões para universalizar esgotamento sanitário no Ceará

 

Avançando cada vez mais na missão de universalizar o esgotamento sanitário no estado, o Governo do Ceará e a Cagece anunciaram, nesta sexta-feira (01), o investimento de mais de R$ 6,2 bilhões em um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão de serviços de esgotamento sanitário em 24 municípios operados pela Cagece, nas Regiões Metropolitanas de Fortaleza (RMF) e do Cariri (RMC). O edital do projeto foi recentemente validado pelos órgãos de controle e a previsão é que a licitação para contratação da empresa seja lançada em dez dias.


Na oportunidade, a governadora Izolda Cela destacou o trabalho contínuo para otimizar o saneamento básico no Ceará: “Esse esforço é permanente, estamos sempre trabalhando para melhorar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário como um todo. Sabemos a importância que tem na vida das pessoas. Saneamento é saúde, qualidade de vida e dignidade. Além disso, estamos nos adequando às metas do marco regulatório, que preconiza atendimento em 90% de cobertura de esgotamento sanitário no Ceará até 2033".


Os 24 municípios contemplados com a PPP foram divididos em dois blocos. O primeiro engloba as cidades da RMC e da chamada RMF Sul: Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri, Pacajus, Pacatuba, Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú e Maranguape. Esses municípios possuem cerca de 30% de cobertura dos serviços de esgotamento sanitário.


Já o segundo bloco contempla os municípios da RMF Norte: Fortaleza, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi. Representam 60% da população dos municípios operados pela companhia. Esse conjunto de municípios possui atualmente cerca de 64% de cobertura dos serviços de esgotamento sanitário.