quarta-feira, 20 de julho de 2022

Governo do Ceará entrega novo Centro de Educação Infantil para população do Crat


“Eu fico muito feliz de ter um equipamento como esse aqui, porque é o primeiro ano de ensino para os meus filhos. Era um sonho, porque a minha filha é especial e nunca estudou, agora vai ser o primeiro ano dela”, comentou a dona de casa,  Regina Castro, mãe de duas das 200 crianças que serão atendidas pelo novo Centro de Educação Infantil (CEI) do município do Crato, na região do Cariri.

A entrega do equipamento foi realizada na tarde desta terça-feira (19), e contou com a presença da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, e do prefeito da cidade, José Ailton Brasil. 

Na ocasião, a titular da SPS falou sobre a importância do equipamento para a história do Crato e a parceria entre a Prefeitura, gestores e professores que atuarão no equipamento. “Nós temos mais de 600 famílias morando ao redor desse espaço, no conjunto habitacional. Ele de fato vem agregar. Um espaço lúdico, de desenvolvimento, com banheiros adaptados, laboratório de informática, parquinho, para que a criança possa brincar, se divertir e se desenvolver integralmente. Para a gente é uma alegria”, ressaltou.

Localizado no Conjunto Habitacional Madre Feitosa, no bairro Bela Vista, o equipamento amplia o acesso e a permanência das crianças em uma instituição própria da Educação Infantil, fortalecendo seu desenvolvimento motor, cognitivo e social.

“Esse importante equipamento vem fazer toda a diferença aqui. Só nesse conjunto e nos dois bairros aqui próximos, moram 984 famílias, e todas serão beneficiadas. Assim vamos valorizando e estimulando a primeira infância”, disse o prefeito municipal.

O CEI de Madre Feitosa foi construído e equipado pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O equipamento tem área de 631,56 m², com investimentos de R$ 2.642.267,71. Os recursos são oriundos do Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Agenda em Barbalha

O evento integrou a agenda da secretária da SPS, Onélia Santana, na região do Cariri. As visitas aos espaços e as entregas de equipamentos tiveram início na última segunda-feira (18) e seguem até quinta-feira (21). A agenda foi aberta em Barbalha, com a vistoria de obras da Praça Mais Infância, que está em fase de finalização.

“Nós estamos descentralizando os investimentos, indo para os bairros mais distantes do município e levando lazer, inclusão social, saúde”, pontuou o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, que também acompanhou a visita. “Esse espaço vai contemplar a criança, o adulto e o idoso. É uma obra que vai atender principalmente as pessoas do Rosário e dos bairros vizinhos”, completou. 

Ainda em Barbalha, na manhã desta terça-feira, a titular da SPS também acompanhou as atividades realizadas no Complexo Social Mais Infância do município. “Eu saio aqui desse espaço alegre, contente em saber o envolvimento das famílias, das crianças”, ressaltou Onélia Santana. “Você vê aqui a criançada no período de férias, elas poderiam estar em casa assistindo televisão, mas não, elas estão no Complexo, fazendo atividades artísticas, envolvidas na arte, na cultura, despertando a criatividade e desenvolvendo todo o seu potencial”, finalizou.

É o caso de Bruna Evelyn, de 11 anos. Aluna do Complexo, nos cursos de Robótica e Teatro, ela também está aproveitando o mês para participar das atividades de férias no espaço. “O que mais me encantou foi o teatro. Quando eu estou no meio da semana, fico contando os dias para vir para a gincana, ver meu professor”, conta.

Entre as atividades realizadas pelo Complexo nesta terça-feira estavam dança, jiu-jitsu, balé, teatro, informática, vôlei na quadra, robótica, campeonato de futebol na areninha, capoeira, contação de história na biblioteca e canto e coral. Além disso, a programação da colônia de férias está acontecendo durante todo o mês no espaço, com pintura em gesso e facial na área externa; oficina de empoderamento feminino e valorização da mulher com famílias no teatro; penteado infantil; oficina de pulseira infantil e masterchef kids.