quarta-feira, 6 de julho de 2022

Fetrans realiza cerimônia de entrega da 19ª Edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar no Ceará e homenageia empresário Pio Rodrigues Neto, com Troféu Destaque Ambiental


Com nova roupagem e novos desafios propostos para as empresas de transporte participantes, o tradicional Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans), anuncia os vencedores no Ceará da sua 19ª edição, no próximo dia 07 de julho, em cerimônia que acontece a partir das 16h, no auditório da Fetrans, com a presença de empresários e profissionais do setor de transportes, representantes dos sindicatos filiados à Federação e autoridades do setor. A Federação já premiou, em junho, as empresas piauienses participantes. Ainda em julho, no dia 13, a instituição premiará as vencedoras do Maranhão.

Com o objetivo de celebrar os projetos e as iniciativas das empresas de transporte comprometidas com a redução dos gases tóxicos na atmosfera e com a conservação dos recursos naturais nos três estados onde atua a Federação, o PMQA passou por reformulação no último ano, passando a alinhar-se ainda mais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de buscar atender às mais atuais demandas sociais, ambientais e econômicas do setor, do País e do mundo, promovendo ações transversais e o engajamento de todos os stakeholders em torno do respeito ao meio ambiente e à preservação do planeta. 

Durante o evento, a Fetrans homenageará ainda o empresário Pio Rodrigues Neto, Fundador e presidente do Conselho Administrativo da C.Rolim Engenharia, com a comenda “Destaque Ambiental”, pelas iniciativas de sustentabilidade promovidas na cidade de Fortaleza. Nesta edição, 46 empresas participam do Prêmio. Destas, 24 são do Ceará.

Através da reformulação no edital do PMQA, neste ano a Fetrans possibilitou a participação de todos os modais do transporte (rodoviário, aéreo, ferroviário, metroviário, dutoviário e hidroviário). A inovação faz com que empresas destes modais tenham a sua frota de veículos aferida pelo Despoluir, além de terem seus projetos sendo avaliados pela comissão julgadora. 

Foi a primeira vez que uma premiação do setor de transportes contemplou todos os modais. Além da entrega do Troféu PMQA, também serão certificadas as empresas com a frota totalmente aprovada na avaliação veicular ambiental e sem multas no órgão ambiental do estado, por meio da Certificação “Empresa 100%”. 

Criado em 2002, o PMQA já premiou mais de 280 projetos de empresas do setor de transportes pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições já com o Troféu Destaque Ambiental.

O PMQA é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir - Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans. Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.


*Mais informações para a Imprensa:*

AD2M Engenharia de Comunicação 

www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001 

Mayara Matos – mayara@ad2m.com.br - | (85) 9.8959.2809 

Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br - | (85) 9.9669.5790 

Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | (85) 9.8879.8474