sábado, 16 de julho de 2022

Energia Limpa: Governo do Ceará assina o 19º Memorando de Hidrogênio Verde


A governadora Izolda Cela, acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, assinou dois memorandos de entendimento que contribuirão para a mudança da matriz energética mundial e a consequente descarbonização do meio ambiente. São eles: o 19º Memorando para produção de Hidrogênio Verde, com a empresa Enel Green Power, e outro de Eletromobilidade Urbana na cidade de Fortaleza com a implantação de uma fábrica de ônibus e caminhões elétricos a bateria e hidrogênio, com a empresa Higer Bus.

"O desenvolvimento do país passa necessariamente pela redução das desigualdades regionais. Por isso, acreditamos que o futuro do Brasil passa pelo Nordeste e pelo Ceará com a assinatura desses memorandos que contribuem para o desenvolvimento econômico da nossa região e com o projeto de produção de uma energia limpa", comentou a governadora Izolda Cela.

A Enel pretende desenvolver, a curto prazo, o projeto Green Hydrogen Fortaleza, com capacidade instalada em uma primeira fase, de até 400MW de eletrolisadores. Para a presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, o Ceará está na vanguarda da produção de Hidrogênio Verde no país. "Nossa intenção é desenvolver um projeto em Quixeré e integrar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, gerando desenvolvimento e avançando no projeto de descarbonização da nossa matriz energética", comentou.

A Higer Bus planeja iniciar a produção de seus veículos no Brasil a partir de 2023. Na primeira fase, os ônibus elétricos da Higer serão importados. A etapa final será a nacionalização da oferta de peças, dentro de dois anos, para completar os planos de estabelecer em território brasileiro uma unidade de produção local.

“Hoje é um dia especial para nós da Higer Tevx por participar deste projeto de hidrogênio e ser a primeira indústria automotiva a se instalar no Brasil, transferir tecnologia e contribuir para o desenvolvimento do Norte e Nordeste. Trazer grandes parceiros como: COMEXPORT,  BOSCH, ZF DO BRASIL, VALEO, CATL, SACKS, WABCO, FANAVID, MOBITEC, MICHELIN,  ALCOA,  ENELX, ENGIE”, afirmou o diretor da Higer para a América do Sul, Marcelo Barella. 

“Demos dois passos importantes rumo à descarbonização do meio ambiente. Assinamos com empresas que estão comprometidas com a transição energética e escolheram o estado do Ceará por estarmos na vanguarda desse movimento mundial. Sem falar que o Ceará oferece infraestrutura, como Porto do Pecém e a ZPE Ceará, a única Zona de Processamento de Exportação em funcionamento no Brasil”, ressaltou Maia Júnior.

Saiba mais

A planta de produção de hidrogênio verde - projeto a ser desenvolvido pela Enel - vai operar através do processo de eletrólise de água, utilizando energia 100% renovável, e poderá ser configurada como um projeto on-grid (energia renovável disponibilizada pela rede) ou off-grid (energia renovável disponibilizada diretamente por uma planta de geração eólica ou solar), o que dependerá das condições técnicas e comerciais do projeto. Caso viabilizado, o projeto pretende integrar o Hub de Hidrogênio Verde no Estado do Ceará. 

A Higer Bus foi criada na China em 1998 e possui capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, dos quais cerca de 30% são exportados para mais de 120 países. O modelo Azure A12BR é totalmente movido por baterias, com cerca de 12 metros de comprimento e capacidade para até 70 passageiros. É equipado com piso baixo, suspensão a ar, ar-condicionado, carregadores USB para os passageiros e possibilidade de conexão à internet. A autonomia chega a 270 km e o tempo de recarga é de 3 horas.