sábado, 30 de julho de 2022

Encontro Estadual de Defensores de Direitos Humanos debate conjuntura, experiências e diretrizes


Mesas de debate, análises de conjuntura, apresentações e trabalhos em grupo são algumas das atividades realizadas durante o Encontro Estadual de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos. O evento começou nesta sexta-feira (29) e  segue até este sábado (30), reunindo entidades da Rede de Apoio ao Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PEPDDH). As atividades acontecem no Centro de Formação Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445, São João do Tauape).

“O Encontro Estadual é importante por aproximar os defensores e suas lutas. Para o processo de fortalecimento é importante conhecer outros contextos de conflito e trajetórias, compreendendo que a sua condição de risco está inserida em uma dimensão mais estrutural”, ressalta a supervisora do Núcleo de Assessoria dos Programas de Proteção (Napp), Rachel Saraiva.

O intuito é analisar a conjuntura atual, partindo da realidade das comunidades onde estão os defensores e a Política de Proteção, além de promover a troca de experiências entre defensores, nivelar as diretrizes para a continuidade do PEPDDH e oferecer aos participantes uma atualização do funcionamento do Programa.

O evento integra o Plano de Trabalho do PEPDDH, que prevê um encontro estadual anual com representantes dos defensores incluídos, bem como entidades de apoio e membros da Coordenação Estadual ou Conselho Deliberativo (Condel Defensores). Entre os participantes estão defensores incluídos no Programa Estadual, entidades Portas de Entrada, entidades governamentais que fazem parte da Rede de Proteção, entidade gestora do PEPDDH, membros do Condel Defensores e outros convidados.

Programação

30 de julho

07h - Café

08h - Mística

08h20 - Apresentação dos grupos do dia anterior (5 min para cada grupo)

09h - Debate/complementações

09h40 - Síntese dos resultados dos grupos

10h - Lanche

10h30 - Partilha de experiências

11h30 - Plenária

12h - Acréscimos, questionamentos, síntese

12h30 - Avaliação do encontro

13h - Mística de encerramento/almoço