quinta-feira, 14 de julho de 2022

Caucaia inicia Programa +Pecuária Brasil e realiza primeira inseminação artificial em rebanho leiteiro e de corte


Bovinos com genética de qualidade fazem toda a diferença para o sucesso dos negócios agropecuaristas. Pensando nisso, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), promoveu no último sábado (9), na zona rural da Comunidade de Boqueirão dos Cunhas, a primeira inseminação artificial do + PECUÁRIA BRASIL, que vai permitir um melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte. O objetivo é alavancar os negócios dos pequenos agricultores locais.

O procedimento ocorreu com a presença de veterinários, representantes da empresa Alta Genética e equipe técnica formada por Antônio Carlos Perdigão, Walnisio Cabral, Ávila Maria de Andrade e Valéria Oliveira. De acordo com os veterinários da SDR, Antônio Carlos Perdigão e Walnisio Cabral, 10 fêmeas selecionadas previamente, receberam dia 29 de junho um implante; na segunda fase, dia 7 de julho, foi realizado o processo hormonal de indução de cio; e no último sábado (9), finalmente ocorreu a inseminação. Foram utilizados sêmens de touros das raças Girolanda (gado leiteiro) e Nelore (gado de corte). Segundo a SDR, nos próximos procedimentos de inseminação serão utilizados sêmens das raças Holandesa e Jersey (ambas leiteiras). 

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Sebastião Conrado, destacou que o programa + Pecuária Brasil vai melhorar bastante a qualidade do rebanho de corte e do leite produzido no Município. “Essa primeira inseminação artificial foi coroada com êxito. Com esse Programa, ganham o produtor e a cidade, que poderá contar com um rebanho de mais qualidade, impactando positivamente na economia do Município”, destacou o secretário.

 O proprietário do rebanho que se inscreveu no programa, José Eliomar da Rocha Mota, tem boas expectativas com o início dessa nova etapa. "Estamos bastante esperançosos com o programa. Através dessa inseminação, acreditamos que vamos colher bons frutos com o melhoramento genético do rebanho,” disse o pecuarista, que tem 30 cabeças de gado.

De acordo com a SDR, Salgadinho e Capim Grosso serão as próximas localidades que receberão a visita técnica da equipe do programa + Pecuária Brasil. A data ainda será confirmada pela pasta. 

Pecuária Brasil  

O programa “+ Pecuária Brasil” promove o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte, por meio de inseminação artificial de sêmens produzidos e doados pela multinacional Alta Genetics. Caucaia é pioneiro no estado do Ceará na execução desse programa, que tem a duração de quatro anos.  Em março, foram cadastrados 200 proprietários e pecuaristas de Caucaia para participar do programa. No bairro Boqueirão do Cunha, onde o projeto teve início, foram cadastrados mais quatro produtores. Dos trinta animais inscritos, dez acabaram sendo aprovados, depois de duas etapas de seleção. O programa terá sequência na próxima segunda-feira (18), com a seleção das prenhêz (fêmea em condição de gestação) na localidade Salgadinho.

Capacitação

Caucaia tem cerca de 70% de área rural e, com foco em fortalecer as atividades agrícolas do município, a SDR promoveu diversas atividades voltadas para a capacitação dos agricultores. Além do melhoramento genético do rebanho, que permite uma vantagem na pecuária, o SDR promoveu o casqueamento de equinos realizado em março. O curso permite um diferencial para os trabalhadores rurais e ajuda a prevenir lesões musculares nos cavalos.

Outro destaque da secretaria é o Programa Municipal Hora de Plantar, que  aposta na mecanização agrícola para promover e fortalecer o trabalho dos agricultores e aumentar as chances de retorno econômico.

Serviço:

Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Endereço: Rua Juaci Sampaio Pontes, 315 - Centro - Caucaia

Atendimento: de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 16h.