sexta-feira, 10 de junho de 2022

Ricardo Cavalcante recebe Comitiva Nacional do Programa da CNI Conhecendo a Indústria

Durante encontro, representantes da Sudene, Sudam, BNB e Basa assinaram Memorando de Entendimentos para a promoção de Força Tarefa destinada ao aprofundamento das discussões sobre o tema e elaboração das medidas legislativas necessárias à renovação de incentivos fiscais para o NO e NE 
A Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu comitiva formada por participantes do Programa Conhecendo a Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI),  e lideranças da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia (Basa), durante toda está quinta-feira (09/06), na Casa da Indústria. O intuito do encontro, que ocorre até amanhã (10/06), é promover a troca de experiências entre formuladores de políticas públicas e representantes da indústria para a compreensão das práticas do setor, além do estímulo à fomentação de políticas voltadas para a área.

Entre os presentes, estiveram o General Carlos César Araújo Lima, Superintendente da SUDENE; Louise Caroline Campos Löw, Superintendente da SUDAM; José Gomes da Costa, Presidente do Banco do Nordeste; Marcelo Botelho, Presidente da CSP; Júlio César, Deputado Federal PSD/PI; Nélio de Jesus Gusmão Júnior, Executivo de PJ Relacionamento com o Banco BASA; Daniel de Saboia Xavier, Procurador da Fazenda Nacional; Cesar Carlos Wanderley Galiza, Gerente de Articulação e Controle da CNI; Rogério de Oliveira Castro Vieira, Relações Governamentais da CNI; Ariene Amaral, Especialista em Políticas e Indústria da CNI; Suzana Squeff Peixoto Silveira, Especialista da Unidade de Assuntos Legislativos da CNI; Luciano Ribeiro Barbosa, Relações Governamentais da CNI; Felipe Gurgel CEO da Durametal; André Luiz Pinto, Diretor da Grendene e Lívio Tonyatt Barreto da Silva, Superintendente Estadual do BNB do Ceará.

Representando a FIEC estavam presentes o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; os Vice-Presidentes , André Montenegro  e  Jaime Bellicanta; os Ex-Presidentes da FIEC, Beto Studart e Roberto Macedo; o Diretor Financeiro, Edgar Gadelha; Diretor Administrativo, Chico Esteves; Presidente do COFIN da FIEC, Emílio Moraes;, além do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes e o Economista e Consultor, Firmo de Castro, além de Diretores, Presidentes de Sindicatos e convidados. 
Representantes da FIEC, Sudene, Sudam, BNB e Basa assinaram Memorando de Entendimentos para a promoção de Força Tarefa destinada ao aprofundamento das discussões sobre o tema e elaboração das medidas legislativas necessárias à renovação de incentivos fiscais para o NO e NE, durante almoço promovido na sede da Federação cearense.

1º  Dia de Programação

O Programa Conhecendo a Indústria, idealizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), consiste na troca de experiências entre formuladores de políticas públicas e representantes de unidades fabris, com o acesso à realidade do dia a dia do chão de fábrica, que possibilita aos convidados um incremento positivo no entendimento para a praticidade das futuras decisões burocráticas que impactarão no processo produtivo da indústria.

O tema da visita desta edição foi a renovação dos incentivos da Sudene e Sudam que acaba em 31 de dezembro de 2023. 
“Tenho o prazer de receber a comitiva do Conhecendo a Indústria da CNI. Queremos ampliar as discussões e entender os desafios para continuarmos promovendo o crescimento industrial regional.  Este será um rico momento para o fortalecimento de nosso setor. Contar com representantes da SUDAM, SUDENE e BNB enriquecem esse diálogo que trará bons frutos à sociedade”, declarou Ricardo Cavalcante, desejando boas-vindas aos convidados.

Durante o encontro, o General Carlos César Araújo Lima, Superintendente da SUDENE apresentou um panorama geral de ações e os incentivos fiscais da SUDENE nos estados atendidos: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e, parcialmente, os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. “Isso representa uma grande fatia daquilo que nós estamos conseguindo reduzir, em termos de desníveis sociais no Nordeste. Graças a esses incentivos, nós estamos conseguindo levar muitas indústrias para a região, desenvolver muitas áreas e proporcionar emprego, bem-estar e dignidade para a nossa população”, disse.
No período da tarde, o Presidente Ricardo Cavalcante apresentou ao grupo o Observatório da Indústria, juntamente com o Guilherme Muchale, Gerente da área. O Centro de Dados cearense atua com tecnologia de ponta e inteligência artificial, possibilitando a construção de levantamentos e cruzamentos de dados, criação de cenários, acesso à informações estratégicas atualizadas 24 horas, trabalho de prospecção via algoritmos, previsibilidade de faturamentos, atração de investidores, entre outros. Realiza ainda coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e a criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios. 
“Fiquei muito impressionada com o trabalho realizado pelo Observatório da FIEC, achei fantástico e extremamente relevante para a avaliação de políticas públicas, a aplicabilidade e a efetividade dessa política pública, porque sem dados e sem informação e sem ciência a gente não consegue avançar”, afirmou Louise Caroline Campos Löw, Superintendente da SUDAM.

Eu sempre fico muito encantado com a apresentação do Observatório e sempre aprendo uma coisa nova quando venho para cá. Eu acho que esse é um grande diferencial que a FIEC tem e é impressionante como tem evoluído essa produção de dados. Estão todos de parabéns”, declarou Rogério de Oliveira Castro Vieira, Relações Governamentais da CNI.

A agenda da comitiva seguiu com uma visita à indústria Durametal e amanhã será a visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém.