quarta-feira, 15 de junho de 2022

Projeto Costurando o Futuro chega ao Cristo Redentor

 


A Prefeitura de Fortaleza entregou nesta terça-feira (14/06), o novo ateliê colaborativo do projeto Costurando o Futuro, localizado no Centro Social Urbano (CSU) Governador Virgílio Távora (Cristo Redentor). Este é o sexto equipamento do tipo, sendo o segundo em formato de contêiner, e que disponibiliza máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico do entorno.


Para o vice-prefeito Élcio Batista, o Costurando o Futuro é uma iniciativa que alia a geração de emprego e renda com a atividade da moda, que possui uma longa tradição no estado do Ceará.

“Nós cearenses temos uma história relacionada com a moda, desde o Ciclo do Couro, e esta foi a primeira indústria que se desenvolveu aqui. Essa tradição compõe parte da riqueza da cidade de Fortaleza e, nesses locais, quando criamos programas de incentivo, as pessoas sempre agarram as oportunidades de se profissionalizar e conseguir renda por meio da moda”, destacou Élcio Batista.



A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado e colaborativo, porém gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o Cristo Redentor foi reconhecido pela SDE como um pólo de produção de costura, e devido a demanda existente de aluguel de equipamentos, a população passou a contar com as máquinas em sistema de revezamento.