quinta-feira, 2 de junho de 2022

Presidente do Codessul, Maurício Pinheiro, tem projetos reconhecidos em nivel estadual pelo Sebrae


O Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (CODDESSUL) foi criado em 2007 com a finalidade de levar políticas públicas para os pequenos municípios do Sertão Central.

Inicialmente formado pelos municípios de Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonopole, tem área de abrangência de 9.786.713 km² e uma população de 225.000 habitantes. Atualmente o CODESSUL vem atuando em diversas áreas como resíduos sólidos, licenciamento ambiental, resíduos de saúde, educação, saúde, agropecuária (serviços de inspeção municipal), geração de emprego e renda, energia solar para o setor público e saneamento básico para a população dos municípios (abastecimento de água da melhor qualidade, o que visa a saúde, e em quantidade suficiente incluindo esgotamento sanitário, coleta e destinação de resíduos).

O CODESSUL, através do presidente Maurício Pinheiro (que também é Prefeito de Senador Pompeu) inscreveu no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae o Projeto Licenciamento Ambiental Regionalizado. O licenciamento ambiental na região dos oito munícipios é realizado de forma conjunta pelo CODESSUL, dividindo assim os custos pelos municípios, bem como possibilitando atender aos critérios para que estes possam licenciar, tornando o primeiro consórcio do Estado do Ceará a realizar esta atividade, sendo uma referência para os demais que visam implantar nos próximos anos., 

Com mais de dois mil processos analisados e liberados em menos de um ano de trabalho, os resultados não param de crescer.

Para Vanier Silva, superintendente do Consórcio e um dos idealizadores do projeto, os pequenos municípios têm grandes dificuldades com equipe e com despesas para implantar o licenciamento ambiental. Já em consórcio, a divisão de tarefas e o rateio dos custos tornam isso possível e menos oneroso. 

Para Maurício Pinheiro, como prefeito de um município, o licenciamento ambiental veio para melhorar e agilizar os processos de obras públicas, instalação de novas empresas e, principalmente, para contribuir com o pequeno produtor rural, que agora tem o órgão ambiental mais perto de sua residência. 

O CODESSUL sagrou-se campeão estadual na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal e estará concorrendo a premiação nacional que irá acontecer em Brasília no dia 26 de junho. 

Os municípios de Milhã, Piquet Carneiro e Pedra Branca, também, participaram e foram agraciados em suas categorias com prêmios, sendo a cidade de Pedra Branca campeã na categoria Empreendedorismo na Escola.