segunda-feira, 13 de junho de 2022

Prefeitura de Fortaleza promove VIII Semana do Bebê e anuncia Núcleo Multidisciplinar de apoio às crianças órfãs pela pandemia

A Prefeitura de Fortaleza deu início, nesta segunda-feira (13/06), à VIII Semana do Bebê, que tem como tema “Crianças Órfãs da Pandemia: Fortalecendo a rede de cuidados, proteção e garantia de direitos”. O evento é realizado por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, com o apoio do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef).


Durante a cerimônia de abertura, a Prefeitura apresentou o Núcleo Multidisciplinar de Atenção Individualizada, que cuidará inicialmente de ações relacionadas aos órfãos de primeira infância (entre 0 e 3 anos). De acordo com o prefeito José Sarto, a Prefeitura irá integrar trabalhos de diversas secretarias para promover cidadania e maior qualidade de vida às crianças que ficaram órfãs em decorrência da pandemia de coronavírus.


“Iremos realizar um ação intersetorial e integrada, em parceria com o Unicef, para fazer busca ativa de crianças órfãs, verificar se elas estão matriculadas nas nossas creches e se elas estão com o cartão de vacina completo. Queremos incluir essas crianças no sistema público e ajudar essa parcela da população de Fortaleza”, relatou Sarto.


A VIII Semana do Bebê conta também com parceria das secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (SME), Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), da Coordenadoria de Participação Social e da Assessoria de Assuntos Institucionais.